domingo, 26 de abril de 2009

Lisandro: Um pequeno "Grande" jogador!


Com a ausência de Lucho e Hulk por lesão, ainda sobram "estrelas" capazes de "fazer a diferença" nos restantes quatro encontros para a Liga. E eis que (re)surgiu Lisandro López. Aliás, este jogador tem sido decisivo em praticamente todos os jogos que vem realizando pelo F.C Porto, ora pelas estatísticas que validam a sua importância na equipa, ora pela atitude e "raça" colocadas em todas e quaisquer partidas que entra para disputar.
Olhando apenas para o capítulo das estatísticas, Lisandro já contabiliza uma participação directa em 20 dos golos marcados pelo F.C Porto nesta temporada (no total das competições). Neste pressuposto, Lisandro já marcou 14 tentos e assistiu por 6 vezes os seus companheiros para golo.
Estes números, que o tornam o melhor marcador e ao mesmo tempo o "rei das assistências" do F.C Porto, são a todos os níveis impressionantes, sobretudo sabendo que Lisandro este ano tem sido colocado preferencialmente a extremo-direito por parte de Jesualdo Ferreira. Aliás, visto que o ataque deste F.C Porto versão 08/09 é um pouco "híbrido", não existe nenhum ponta-de-lança fixo, mas sim três avançados "todo-o-terreno".
No jogo com o Setúbal Jesualdo fez-se valer (mais uma vez) da polivalência de Lisandro e recolocou-o na posição 9 do sector atacante. Consequências? Bisou no jogo e deu a vitória ao F.C Porto.
Mas como não são apenas os muitos e grandes golos que definem um atleta, existe outra vertente em que Lisandro se pode considerar como um dos casos únicos do futebol Europeu. Falo na entrega ao jogo. Lisandro para além de ser o grande goleador do F.C Porto é acima de tudo o primeiro defesa da equipa e, na maior parte das vezes, o "leque" de oportunidades de golo com que o F.C Porto é contemplado são resultantes duma pressão "sufocante" que Lisandro chega a fazer sobre os defesas-centrais adversários.
Perante estas verdades factuais, Lisandro estará incumbido de "segurar as pontas" da equipa para os restantes jogos e liderá-la para o tão desejado Tetra-Campeonato.
Está vista a razão pela qual Mourinho tanto aprecia as qualidades deste enorme jogador e, desta feita, é apenas mais um comprovativo que o "Special One" percebe mesmo de (bom) futebol.

Sem comentários: