quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sorte de uns azar de outros...

O Benfica perdeu esta quinta-feira em Atenas, frente ao AEK, por 1-0, em jogo relativo à 2.ª jornada do Grupo I da Liga Europa. Apesar de nem sempre ter conseguido impor o seu jogo, o clube da Luz fez o suficiente para pelo menos empatar, tal o volume de oportunidades criadas e... quase sempre defendidas pelo guardião Saja.

Bom início sem sequência

Apresentando apenas uma mudança na equipa base (Júlio César parece ser mesmo a opção principal para a Liga Europa), Jorge Jesus deu fortes indicações de não querer poupar na capital grega. A capital do móvel ficou mesmo para mais tarde, pois era no jogo com o AEK que todas as atenções se centravam. E a equipa benfiquista não se fez rogada a, desde logo, mandar no jogo. Perante um respeitador AEK, o conjunto "encarnado" nem precisou acelerar muito para dar a sensação que a qualquer momento poderia marcar. Um estoiro de Di María ao poste que, aos 12', gelou o Estádio Olímpico de Atenas, foi o melhor exemplo disso.

Mas, aos poucos, o AEK foi acreditando. Apesar de o Benfica ter mais bola, não conseguia criar reais lances de perigo e por vezes o ritmo do jogo parecia cair, pelo que os gregos começaram a afoitar-se no ataque. Júlio César começou a ser posto à prova e se, aos 39', viu Blanco cabecear ao lado após jogada pela esquerda de Scocco, já ao cair do pano da primeira parte nada pôde fazer para deter a entrada imparável de Majstorovic, na sequência de um canto.

A resposta

Melhor a segunda parte benfiquista, embora em busca do prejuízo, o que lhe toldou alguns dos movimentos que esta época tão bons resultados lhe têm trazido. De qualquer forma, o Benfica jogou o suficiente para merecer pelo menos o empate, cabendo ao guardião Saja a culpa maior para que tal cenário não se tenha concretizado. Di María (49'), Saviola (51'), Cardozo (66') e Fábio Coentrão (73') obrigaram, à vez, o dono das redes gregas a mostrar reflexos. E que reflexos...

O tempo, esse, corria a favor do AEK. E apressou-se para o final, beneficiando uma equipa que prometera fazer deste jogo com o Benfica o seu ponto de viragem, algo que veio a conseguir. Ao Benfica, apesar do domínio e das várias oportunidades de golo, fica a permissão de uma noite menos feliz. Uma derrota que não hipoteca as contas do Benfica no Grupo I, mas que nega aos "encarnados" aquele passo que praticamente decidiria antecipadamente a passagem à fase de eliminatórias. Melhores noites virão.

in SLBenfica.pt

Sem comentários: