quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O que se pretende afinal?


Por vezes é tudo uma questão e boa e má imprensa, uns treinadores têm boa que lhes permitem fazer o que querem outros nem por isso e mau mínimo deslize passam logo para os insurectos.

Jorge Jesus na segunda-feira passada "hoje já é quinta" te um gesto de pouco fair play a quando a marcação do 4 golo do Benfica, não foi um gesto obsceno não foi um gesto ameaçador, foi sim um gesto provocador para um colega de profissão que também ele é tudo menos correcto.

Durante todo o jogo apenas vi esse gesto digamos pouco ortodoxo de resto não vi mais nada, Jesus festejou os golos como sempre, berrou como sempre nada de anormal portanto, no meu entender até foi demasiado cordial para quem lhe injuriou tantas vezes ao longo da carreira como fez Manuel Machado mas esse pode chamar cretino, pode criticar a forma como se mastiga pastilhas elásticas, mas continua sempre a ser um treinador que para uma gente talvez pela forma Doutorada que fala continua a ser um exemplo.

O futebol português já teve vários exemplos de má educação ou falta de far play, talvez Mourinho seja o maior exemplo disso, mas essa é apenas e só arrogante por isso tudo o que faça passa pela arrogância e tudo é desculpado, Jesualdo também já o fez a sua imitação do Zé povinho no jogo contra o Atl. Madrid valeu-lhe um castigo da Uefa mas em Portugal foi esquecido e mais uma vez passa por ser um exemplo, Paulo Bento ano passado era rara a semana que não chamava e gesticulava com os árbitros, chamava de tudo um pouco mas mais uma vez pouco se barulho se fez.

Isto não é uma critica é apenas uma explicação que na flor dos acontecimentos ninguém é perfeito e todos temos a nossa forma de nos expressar, se essa forma não passar por má educação ou mau exemplo para quem assiste aos jogos, não vejo dai um problema.

Por isso estranho o tanto falatório por causa de o "toma lá quatro oh! mestre da táctica" que era o que realmente eu fazia no lugar do Jesus, não o fez e passou por ser uma ordem para o pessoal lá de trás jogar em linha.

2 comentários:

Moreir4 disse...

Há ainda mais casos como esses, mas para pior.
Lembro-me quando C.Ronaldo na luz fez um gesto obsceno aos adeptos do Benfica por estes o assobiarem e lembro-me de José Veiga ter repetido esse mesmo gesto num F.C Porto-Benfica (jogo em que o Porto ganhou 3-2).
Em nenhum dos casos (esses sim muito graves) não me lembro de castigos...E quanto a mim é muito mais grave insultar um adepto (que paga entre 10 a 40 euros por média pra ir ver um jogo), do que um colega de profissão que recebe dinheiro às custas do futebol.
Embora condene um pouco a arrogância de Jorge Jesus nesse momento em particular, dou-te razão quando dizes que já se passaram situações iguais ou piores. Eu citei duas.

Serafim Leite disse...

Não existe qualquer arrogância no meu intender só aconteceu o que aconteceu porque do outro lado estava um senhor chamado Manuel Machado que parece que quer sair desta história como vitima, quando ele passou os dias a difamar o Jesus, e no jogo não deu para aguentar, se fosse eu faria ainda pior.