terça-feira, 13 de outubro de 2009

F.C Porto aposta no mercado Asiático



O FC Porto, na pessoa do seu diretor da PortoComercial, Henrique Pais, esteve no Vietname, onde assinou um protocolo de cooperação com uma equipa local, no caso a TT Hanói. É mais uma medida que visa a expansão do clube além-fronteiras e que chega, desta forma, ao mercado asiático.

Segundo o que nos foi possível apurar, mediante o acordo assinado, o FCPorto receberá os jogadores com mais potencial e em idade de formação, sendo que, em contrapartida, a equipa vietnamita terá direito a material desportivo e outras imagens da marca do dragão. Os azuis e brancos, refira-se, também participarão na formação de jogadores e treinadores do referido clube, e não está excluída a possibilidade de coordenarem a academia de futebol do clube vietnamita. Mas isso fica para mais tarde.


in Record.pt



Definitivamente este é mais um excelente acto de gestão do F.C Porto. O continente Asiático é uma fonte lucrativa do ponto-de-vista de merchandising e de expansão de determinadas marcas (sejam elas no âmbito desportivo ou não). Desportivamente é um continente ainda por explorar e a perspectiva de vir a coordenar a academia de futebol do referido clube (o TT Hanói) pode produzir "frutos" para o F.C Porto a curto/médio prazo. Na realidade é um país ainda por descobrir e sem grandes referências no futebol, no entanto nada impede que com uma boa formação e propecção possa surgir de vez em quando um ou outro "craque". Temos o exemplo de um jogador promissor do Vietname que este ano assinou pelo Leixões. Pessoalmente ainda não tive oportunidade de o ver jogar, mas "rezam" as crónicas que se trata de uma excelente promessa (recordo que foi o primeiro jogador Vietnamita a actuar em solo Luso). A maior vantagem no futebol é que a palavra "craque" não leva em consideração a nacionalidade do atleta. Apenas o que falta em países mais desconhecidos é um maior acompanhamento ao crescimento dos jogadores, porque de resto todos eles têm dois braços e duas pernas. A partir de agora o clube TT Hanói não só irá cooperar com a formação do F.C Porto como também, através de um modelo de gestão por excelência dos TetraCampeões Nacionais, irá evoluir.


P.S Numa altura em que o dirigente do Sporting CP, José Eduardo Bettencourt, anda a "disparar" em todas as direcções como justificação do seu insucesso e, implicitamente, do insucesso do clube que orienta espero que esta medida de gestão de expansão da "marca" F.C Porto não seja também ela vítima das suas críticas, dias após ter criticado de forma inoportuna o fundo de jogadores criado pelo SL Benfica.

2 comentários:

Serafim Leite disse...

Vê lá se eles não vão lá comprar o Hirokumata

Moreir4 disse...

looooooooooooool
Estiveste bem agora :D
Ás tantas lá o TT Hanói tem algum atleta com esse nome.