terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Revista de 2009: Desporto



Desportivamente falando e na qualidade de Portista, este ano de 2009 foi um ano extremamente positivo para o meu clube.

Durante o ano civil poucas foram as provas que o F.C Porto efectivamente não conquistou. Depois de ter ficado pelo caminho (ainda que injustamente) nos quartos-de-final da edição transacta da "Champions League", o F.C Porto conquistou praticamente tudo o que havia para conquistar.

Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira foram os "ingredientes" que deram forma a mais um "triplete" do Dragão, sob o comando do tão contestado Jesualdo Ferreira.

E no que a conquistas diz respeito, o ano fica também marcado pela conquista da Taça da Liga por parte do SL Benfica, num jogo envolto de bastante polémica e que resultou em ínumeras criticas dos adeptos, dirigentes e simpatizantes Sportinguistas. Porventura terá sido um dos jogos que sofreu maior efeito de mediatização durante a temporada passada.

E por falar em Sportinguistas, este ano há imagem de muitos outros, não foi de boas memórias para o clube de Alvalade. Embora tenham conseguido alcançar o segundo lugar em três anos seguidos (cujo mérito é em grande parte de Paulo Bento), a crise instalou-se definitivamente em Alvalade. Desde o ano passado em diante, os adeptos Sportinguistas deixaram-se invadir por algum desencanto para com a sua equipa de futebol, o que motivou algumas das mais fracas assistências na "casa do Leão".

Adiante. No que refere à temporada 09/10, que naturalmente teve início durante este ano cívil, houve muitas "mexidas" ao nível da estruturação dos planteis (designadamente em relação aos três grandes). No meu clube assistimos à saída de Lucho, Lisandro e Cissokho, abrindo assim vagas para jogadores como Belluschi, Falcao, Álvaro Pereira, entre outros.

Dois dos referidos jogadores foram objecto de um "clássico" F.C Porto - SL Benfica, que mesmo num período de defeso viveu momentos de acesa "disputa". Para o efeito não estavam em jogo resultados, mas sim jogadores.

O SL Benfica, por seu turno, investiu bastante num plantel e num treinador novo como que arriscando "todas as fichas" para a presente temporada.

Até ao momento, a disputa dos lugares cimeiros tem sido acesa entre F.C Porto e SL Benfica, sendo certo que o S.C Braga vestiu a pele de "outsider" e neste momento ocupa com todo o mérito o primeiro lugar da tabela classificativa. Perante a performance deste Braga 2009/10 e tendo em conta os resultados alcançados pela equipa do Minho em épocas anteriores, poder-se-á dizer que este foi definitivamente o ano de afirmação do S.C Braga enquanto 3º/4º "grande" de Portugal.

À margem desta disputa "fora das quatro-linhas", o Sporting iniciou a temporada com poucas "caras novas". As poucas mexidas viriam a resultar num desiquilibrio notório no plantel que, em função dos resultados, obrigaria a SAD Leonina a investir com maior certeza no mercado de Inverno.

À parte dos acontecimentos que marcaram o ano de F.C Porto, SL Benfica, Sporting CP e S.C Braga, este ano cívil que está prestes a dar lugar a 2010, fica marcado pelo apuramento da selecção para o Mundial de 2010 (à boa maneira Portuguesa e graças a muito "sofrimento"). Possivelmente tanto o apuramento da selecção para o Mundial 2010, como ainda a eleição de Cristiano Ronaldo como melhor jogador do Mundo FIFA (que, naturalmente, também marcou o ano de 2009), serão os momentos que mais enchem de satisfação Gilberto Madail e todos os elementos que compõem a F.P.F.




A todos, os meus votos de umas óptimas entradas e que 2010 seja novamente um "Ano Azul"!

Saudações desPORTISTAS

Sem comentários: