quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Paulo Futre: A voz do despeito



Hoje foi com alguma surpresa que li a primeira capa do jornal OJOGO, que dava conta de mais uma "pérola" do ex-portista Paulo Futre a propósito do presente/futuro de Hulk e Bruno Alves.

Já não bastava o referido "senhor" ter sido politicamente incorrecto na passada edição da "Champions" ao declarar apoio total ao Atl.Madrid (terá seguido o exemplo de Saramago e renegado as suas próprias origens?) e agora, em mais uma intervenção ao seu (baixo) nível, ousou opinar, sugerir ou quiçá definir o futuro de Hulk e Bruno Alves referindo, por exemplo, que o "incrível" deveria estar "num clube maior". Ora dito isto, nem parece que o "senhor" em questão foi campeão Nacional, Europeu e Mundial pelo F.C Porto.

Compreendo todo este despeito e esta frustação, já que este "senhor" (aparentemente recém-naturalizado Espanhol) nunca foi devidamente homenageado e reconhecido por esta "casa" que prima por não esquecer e recompensar quem realmente o merece. Jogadores como João Pinto, André, Gomes, Vitor Baía, Deco, Ricardo Carvalho, Pepe, Lucho e, por exemplo, Lisandro a cada vez que pisam o relvado do Dragão são aplaudidos porventura de pé. Futre (à imagem de "mercenários" como Paulo Assunção, Quaresma, entre outros) nunca foi devidamente reconhecido e acarinhado quer pela instituição F.C Porto, quer pelos seus fiéis adeptos. Tudo isto conjugado e no seguimento de um recital de futebol que a sua "actual" equipa levou do TetraCampeão Português em pleno Vicente Calderón é, pois claro, motivo de desabafo, de alguma "raiva" interior e de indignação da sua parte.

Afinal de contas, Paulo Futre (que até foi um grande jogador) conquistou entre outras coisas bastantes títulos pelo F.C Porto, mas aquilo que mais o perturba e indigna foi precisamente o que não foi capaz de conquistar: O respeito e admiração do F.C Porto, nomeadamente dos seus sócios e simpatizantes.

Há realmente gente que ousa "cuspir no prato onde já comeu" e, no seu caso em particular, Paulo Futre porventura terá "hibernado" nos últimos vinte anos, de modo que não terá assistido às conquistas Nacionais e além-fronteiras do F.C Porto.

Em todo o caso e partindo do pressuposto que toda a gente que fala para a imprensa, deve-o fazer estando devidamente fundamentada, sugeria a Paulo Futre que passasse os olhos por esta pequena notícia publicada hoje no jornal Record.pt (isto se eventualmente os 0-3 que o seu Atlético "encaixou" na passada quarta-feira, não forem motivo mais que suficiente para alguma reflexão da sua parte):



Dragões no top 5 do ranking anual

DINHEIRO EM CAIXA NA LIGA DOS CAMPEÕES

O FC Porto é o 5.º classificado no ranking europeu das equipas com melhor coeficiente na época em curso. A Liga dos Campeões rende mais do que a Liga Europa, pelo que Benfica e Sporting só surgem, empatados, no 29.º lugar. À frente dos dragões só estão Bordéus, Chelsea, Manchester United e Real Madrid.
As contas da SAD espelham estes bons resultados. Sem especular em torno dos lucros com direitos televisivos e bilheteira, estão já garantidos 13,5 milhões de euros, mais do que em toda a época passada. AUEFA reforçou os prémios e o vencedor desta Champions pode amealhar um total de 31,4 milhões. E o encaixe portista também beneficiará do facto de o clube ser o único representante de Portugal na prova de topo do Velho Continente, sugando a totalidade das receitas do "market pool".

São conquistas que a saúde da SAD agradece e que podem permitir um defeso menos movimentado em termos de saídas de jogadores. A conta bancária reabre em fevereiro.


In Record.pt


Obviamente que pessoas deste calibre que, de algum modo, se assemelham a "personagens" como o "senhor" Michel Platini (que se viu forçado a "meter a violinha no saco" a propósito do F.C Porto face às sucessivas manifestações de superioridade e "grandeza") não merecem outra reacção que não o desprezo da parte de dos Portistas na sua generalidade. Sinceramente, faço minhas as palavras do "polémico" Maradona e a Paulo Futre, Paulo Assunção e Platini só tenho a dizer duas coisas: "Que la chupen, que la sigan chupando!". "Sigan mamando!".

Hoje foi, definitivamente, o dia em que os "imbecis" decidiram falar à imprensa...




Sem comentários: