sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

As boas "dores de cabeça" de Jesualdo Ferreira


O F.C Porto joga no próximo Domingo uma partida diante do Vit.Setúbal que se segue a duas vitórias esclarecedoras e incontestáveis (conseguidas fora de casa). Porém, o F.C Porto ultrapassou (aparentemente) uma fase atribulada que foi pautada por resultados incomuns num clube com estes pergaminhos e por algumas exibições mais "cinzentas". Nessa fase, o leque de opções de Jesualdo Ferreira diminuiu substancialmente (face à "praga" de lesões que atacou o plantel) e, consequentemente, o "professor" não teve quaisquer chances de colocar o seu "onze" predilecto em campo.

Hoje tudo mudou. O F.C Porto, ainda que gradualmente, foi ficando com todo o seu plantel à disposição e os resultados obtidos (as três últimas vitórias consecutivas) comprovam o actual bom momento da equipa.

Os problemas, no entanto, não desapareceram sobretudo na cabeça de Jesualdo Ferreira. É que se porventura com as sucessivas lesões na equipa Jesualdo foi forçado a efectuar poucas alterações de jogo para jogo, hoje Jesualdo tem pelo menos uma boa "dor de cabeça" em cada um dos sectores do terreno de jogo.

Começando na posição de guarda-redes e ainda que Helton tenha um estatuto quase de "imprescindível" na equipa, os últimos jogos comprovam precisamente o contrário. Aliás, Beto sempre que foi chamado a actuar fez-lo exemplarmente e não deu quaisquer motivos de desconfiança ao treinador Jesualdo Ferreira. Quanto a Nuno, neste momento é mais um "elo de ligação" entre treinador e equipa, do que propriamente um activo importante da mesma. Naturalmente que sempre foi um grande guarda-redes mas, do ponto-de-vista do actual potencial, não parece que tenha condições de suplantar tanto Helton como Beto.

Outra das boas "dores de cabeça" está relacionada com a posição de segundo central. Se é verdade que Bruno Alves é absolutamente "intocável" na equipa, quanto a Rolando não estou tão seguro disso. Aliás, não fosse esta infeliz lesão de Maicon e porventura o jovem central Brasileiro já estaria fazendo alguma "sombra" ao internacional Português. Deste leque de centrais, não nos podemos esquecer (obviamente) de Nuno A.Coelho que realizou uma brilhante época no Estrela da Amadora, no ano transacto.

Adiante. Em relação à posição que estará à partida entregue ao criativo da equipa, tudo leva a querer que Belluschi leve alguma vantagem sobre os demais concorrentes. No entanto, as sucessivas boas performances de Guarín (que está sem dúvida um excelente jogador) e o aparecimento de Diego Valeri (que pese embora ainda não tenha ritmo competitivo, apresentou-se a bom nível em Madrid) resultam talvez na maior das "dores de cabeça" para Jesualdo Ferreira. São efectivamente três grandes jogadores para apenas uma única vaga e nem mesmo o testemunho de uma ex-glória Argentina, Mario Kempes, foi suficiente para auxiliar Jesualdo na definição desta importante posição.

Por fim e não menos importante, há que considerar a "acesa" disputa entre Silvestre Varela e C.Rodriguez por um lugar que ainda não está "cativo" (refiro-me à posição de extremo-esquerdo).

São efectivamente estes os "problemas" que Jesualdo Ferreira sempre esperou desde o inicio da temporada e, agora sim, a avaliação ao actual momento do F.C Porto pode ser feita devidamente fundamentada e sem quaisquer tipo de impedimentos clínicos no plantel. Ás vezes lidar com a fartura torna-se um verdadeiro "quebra-cabeças".

Sem comentários: