terça-feira, 1 de dezembro de 2009

S.C Braga: Liderança justa e inequívoca


Não tenho por hábito comentar os jogos de outras equipas que não o meu F.C Porto, no entanto e perante o actual cenário classificativo da Liga, creio que estou no direito de abrir uma excepção. Essa excepção recai indiscutivelmente no "fantástico" S.C Braga (a quatro jornadas do final da primeira-volta), sob o comando de Domingos Paciência.

Foi com algum interesse que tive oportunidade de acompanhar o último jogo da equipa Minhota (diante do U.Leiria) e, na minha óptica, é louvável a consistência defensiva e objectividade atacante desta equipa. O resultado terminou com um 2-0 a favor da equipa da casa e, ainda que contra o meu F.C Porto falando, tenho de admitir que é com inteira justiça que esta equipa ocupa a primeira posição.

Numa altura em que os adeptos e treinadores dos clubes ditos "grandes" (nos quais eu me incluo, obviamente) utilizam as lesões como justificação para as performances menos conseguidas das suas equipas (que naturalmente também têm a sua quota parte de importância), o S.C Braga (com um plantel mais limitado que o dos restantes três concorrentes ao título) soube criar mecanismos e solidificar processos que lhe garantiu uma estabilidade na liderança da tabela classificativa, abrilhantada com vitórias diante dos "três grandes".

Na partida de ontem diante do U.Leiria, sabendo de antemão que o "motor" Hugo Viana não jogava, eu perspectivava dificuldades acrescidas para o S.C Braga vencer a partida. No entanto, Domingos foi astuto ao colocar Andres Madrid a desempenhar a função de organizador de jogo da equipa e a mesma assimilou a alteração e deu sequência a esta nuance táctica.

É neste pressuposto que abri uma excepção ao tipo de "posts" que costumo colocar (a grande maioria em relação ao meu F.C Porto), para dar os parabéns ao S.C Braga pela magnífica campanha que vem realizando.

Sinceramente, no meio disto tudo, continuo ainda a acreditar que a "luta" pela primeira posição do campeonato vai ter como intérpretes o F.C Porto e o Benfica, pese embora ache que o S.C Braga poderá ser um "intruso" entre os lugares cimeiros da tabela classificativa. Poderá, inclusive, relegar o Sporting C.P para posições às quais não está muito acostumado.


Sem comentários: