domingo, 19 de julho de 2009

Negócio do futebol


Ontem, durante a apresentação do F.C Porto, os adeptos aperceberam-se da venda dos direitos económicos do jogador Cissokho, sem que na altura fossem conhecidos os detalhes da negociação.

No entanto, o negócio ficou assim cifrado nos 15 milhões com direito de 20% do valor numa futura transferência.

Com esta venda vai-se estabelecendo um novo recorde no Dragão, já que o clube totaliza 71.3 milhões de Euros só na venda de jogadores que pertenciam aos quadros do clube (esta época):


- 3.5 milhões de Euros por Paulo Machado (Toulouse);

- 5 milhões de Euros por Ibson (Spartak de Moscovo);

- 300 mil Euros por Vieirinha (PAOK);
- 2 milhões de Euros por 50% do passe de Bolatti (Huracan);
- 3.5 milhões de Euros pela dívida do Atlético de Madrid em relação a P.Assunção;

- 24 milhões de Euros por Lisandro (Lyon);

- 18 milhões de Euros por Lucho (Marselha);

- 15 milhões de Euros por Cissokho (Lyon);


A estes valores podem ser acrescentados no máximo 10 milhões de Euros, em função da performance desportiva de Lyon e Marselha, a propósito da contração dos Argentinos Lucho e Lisandro.

Com este acumular de "milhões", o F.C Porto segue assim no terceiro lugar da tabela dos clubes que mais facturaram este ano no futebol Mundial. Tabela essa liderada pelo Manchester sob pena de assistir ao aproximar do F.C Porto a partir do momento que hipoteticamente possa vir a ser atingido o valor da cláusula de B.Alves (30 milhões de Euros).

Se por ventura o F.C Porto vender B.Alves (o que eu, pessoalmente, não espero), atinge-se assim um novo recorde cifrado nos 101,3 milhões de Euros, que destronam a "astronómica" venda de Cristiano Ronaldo (recorde-se, por 94 milhões).



Análise à equipa - Como será o "amanhã" sem Lisandro e...Lucho?


O F.C Porto perdeu neste defeso aquela que foi uma das duplas mais produtivas dos últimos anos no futebol Português. Se é verdade que a substituição de Lisandro é delicada e ainda levanta algumas dúvidas, desde logo porque existem soluções como Hulk, Falcao (à partida o substituto número um), Orlando Sá e Ernesto Farías, mais delicada se torna a substituição de Lucho que deixou um lugar vago para disputa por parte de inúmeros jogadores com qualidade para o substituir.

Numa ano em que chegaram jogadores de créditos firmados como Diego Valeri e Belluschi, tem aparecido nestes dois últimos jogos de preparação o Colombiano Freddy Guarín a "dar um ar da sua graça". Prevê-se uma "luta feroz" pela titularidade e uma "dor de cabeça" das boas para Jesualdo Ferreira.


6 comentários:

Serafim Leite disse...

Para vender tudo este ano o pinto da costa, deve estar a pagar bem ao advogado que contratou ou vai fazer uma nova casa de campo.

De referir é que apesar de não interessar para maioria dos portistas que o passe de lucho e lisandro eram do BES, quando saiu a noticia a uns tempos atrás que o FCP tinha que pagar não sei quanto até o fim da época para não perder os dois ninguém acreditou ou não quiseram saber, mas pelos vistos coincidência ou não tal como referido lá foram eles.

Bem coisas da vida

Serafim Leite disse...

Esqueci-me mas no entanto elogio o Pinto da Costa se se confirmar que o Chissoko foi vendido por 15M é o negocio do ano, eu não dava nem 1M por ele.

Serafim Leite disse...

e pelos vistos nem o Milan dava, mas como o Lyon já pagou 24M por um jogador que tinha uma clausula de Rescisão de 20M acredito já em tudo.

Moreir4 disse...

Pronto são opiniões. Nada que me admire, já que tudo o que é do Porto, do ponto-de-vista dos Benfiquistas é mau.
Possivelmente foi um erro de casting do Milan e do Lyon...eles provavelmente vinham a Portugal para tentar contratar o Jorge Ribeiro mas entretanto por ser caro demais viraram-se para o Cissokho.

Serafim Leite disse...

Como disse não foi uma critica mas um elogio...

Moreir4 disse...

Pronto. Goste-se ou não, a verdade é que o Cissokho foi uma das revelações do campeonato e veio trazer uma consistência ao Porto como este já não tinha há alguns anos na posição de lateral esquerdo.
O jogo que verdadeiramente projectou Cissokho foi em Old Trafford e se por alguma razão Ronaldo praticamente nada fez nesse jogo em específico, deve-se à reconhecida boa exibição de Cissokho.