terça-feira, 28 de julho de 2009

Hulk: Perigo à solta!



O F.C Porto garantiu ontem a vitória (2-0) no seu primeiro jogo da prestigiada Peace Cup. O jogo colocou os "Dragões" frente-a-frente com o Lyon de Lisandro e Cissokho.

Durante o jogo, o Lyon começou mais rápido e com um primeiro lance de bastante perigo protagonizado pelo reforço Michel Bastos. A partir desse momento o F.C Porto tornou-se "dono e senhor" do jogo e eis que Hulk (eleito "Man of the Match" pela organização) entra definitivamente em "cena". Aos 8 minutos Hulk arranca um pontapé do "meio da rua" que faz jus à sua alcunha...incrível.

Mas o "festival" de Hulk não iria ficar por aqui e já na segunda-parte, com um passe do recém-chegado Radamel Falcao, Hulk bisa e coloca o F.C Porto a apenas um empate das meias-finais da competição. O seu segundo golo deve-se muito ao bom entendimento revelado com Falcao, mas também ao ritmo e poder físico que já revela, mesmo tendo em conta que o F.C Porto ainda está em pré-temporada.

Mas como por detrás de um grande jogador está sempre uma grande equipa, existem outros destaques extremamente positivos a retirar desta exibição. É certo que na primeira-parte o jogo foi extremamente disputado a meio-campo e perdeu alguma emotividade, no entanto, a segunda-parte deu-nos um Porto pleno de "chama" e com alguns principios de jogo bem assimilados.

Do ponto-de-vista defensivo fiquei extremamente surpreendido com a coesão e entendimento já revelados. O F.C Porto pura e simplesmente não concedeu qualquer chance de golo ao Lyon, à excepção do já referido primeiro lance do encontro e de uma "distracção" de Helton, já perto do final do encontro (ainda com o resultado em 1-0). Convém no entanto referir que na estrutura defensiva do F.C Porto pouco mudou, destacando-se apenas a inclusão de Álvaro Pereira para o lugar de Cissokho, voltando a dar excelentes indicações.

Aliás, Álvaro Pereira que não teve tanta participação no jogo ofensivo da equipa como sucedeu diante do Mónaco, revelou credenciais no plano defensivo. Não deixou o adversário "escapar" entrando sempre de forma dura mas muito segura.

Do ponto-de-vista ofensivo, o F.C Porto continua claramente a melhorar a sua performance. Exceptuando Hulk que já foi aqui devidamente destacado, o F.C Porto apresentou um onze inicial onde nomes como Raul Meireles, Belluschi, Mariano e Varela tinham como objectivo garantir dinâmica e velocidade ao jogo da equipa. E assim foi, com claro destaque para Mariano González que revela maior confiança e melhores resultados individuais a cada minuto que passa e para Belluschi.

Este último ontem realizou um jogo pleno de lances de classe pura. É um jogador com um "toque de bola" acima da média, com uma excelente visão de jogo (recordo que apenas falhou um passe) e bastante prestável nas acções defensivas da equipa. É pelos seus pés que todo o jogo do F.C Porto irá passar e sem dúvida que estre "craque" Argentino se começa cada vez mais a libertar da pressão de substituir "El Comandante".

Ainda em relação aos reforços, resta-me destacar os 30 minutos de Falcao com a camisola do F.C Porto. Se é verdade que nos 20 minutos em que participou no jogo diante do Dinamo de Bucareste não foi possível avaliar a sua participação na partida, ontem já se viu um pouco daquilo que vai ser Falcao. É um jogador rápido, agressivo, que vem buscar jogo atrás (tal como Lisandro fazia) e que joga muitissimo bem de "costas" para a baliza. Aliás, nota-se que é um tipo de jogador com quem os alas e médios podem tabelar para aparecer em zonas de finalização. No jogo de ontem Radamel Falcao revelou ainda uma excelente visão de jogo, ao isolar Mariano numa primeira instância (para grande defesa de Vercoutre) e Hulk numa segunda instância, com o lance a culminar no segundo golo Portista.

Este jogo abriu assim boas perspectivas neste F.C Porto 09/10 quer no plano Nacional quer no plano Internacional, pretendendo-se assim que prossiga a boa performance neste prestigiado torneio, a Peace Cup.


Eis o primeiro golo do "incrível":


Sem comentários: