segunda-feira, 13 de julho de 2009

Analise FC Sion 2 x 2 SL Benfica


Ficha de jogo: Estádio: Stade de Tourbillon, em Sion (Suíça) Sion: Vanins; Vanczak, Mitresko (Dominguez, 71m), Alíouì e Paíto; Serey; Reset, Chihad, Crettenand (Sarny, 61m) e Obradovic; Afonso (Adeshina, 67m). Suplentes: Beney, Yusuf, Nwaneri, Fermino, Yoda e Dabo. Treinador: Didier Tholot. Benfica: Moreira (Quim, 46m); Maxi Pereira, Roderick, Miguel Vítor e Sepsi; Yebda (Mantorras, 80m), Carlos Martins (Urreta, 38m), Di María (Fábio Coentrão, 60m) e Aimar (Felipe Bastos, 56m); Cardozo (Nuno Gomes, 57m) e Saviola (Nelson Oliveira, 57m). Suplentes: Moretto, Patric, Shaffer, João Pereira, Jorge Ribeiro e Balboa. Treinador: Jorge Jesus. Disciplina: Cartão amarelo para Alíouì (22m) e Maxi Pereira (88m). Golos: Cardozo (0-1, 25m), Saviola (0-2, 34m g.p.), Serey (1-2, 64m), Dabo (2-2, 76m).

Infelizmente não pude ver todo o jogo vi a primeira parte, e pelos comentários que ouvi foi a melhor parte, o que não é de esperar visto que o Benfica ainda se encontra no inicio da sua preparação, no entanto já deu para ver que existe já ali um pensamento diferente o que era de esperar tendo o Benfica um treinador novo.

Esteve diferente neste sentido e penso que seja o mais importante, houve muitas mais movimentações no ataque coisa que a uns anos a esta parte o Benfica não fazia sempre com os jogadores presos nas suas posições, para mim isso é um aspecto importante para que no campeonato português se possa confundir as marcações rígidas por mais utilizadas.

Táctica

Todos os comentadores falaram num 4-4-2 losango que eu sinceramente não vi, e espero não ver é um sistema do passado em que as equipas ficam presas no sistema não conseguindo se movimentar bem pelas faixas e jogando muitas vezes pelo meio, o que vi foi um 4-3-3 com três homens no meio um trinco (Yebda), e dois médios (Aimar, Carlos Martins), sendo que a defender ficava 4-4-2 com Di Maria a fechar uma das alas, sendo que Saviola e Di Maria alternavam constantemente de faixa, ficando Di Maria sempre colado a linha e Saviola quando uma faixa era preenchida ia para o meio no apoio a Cardozo, Cardozo esse manteve-se sempre na área como de resto é o lugar dele.

Jogadores

Cardozo e Saviola fizeram uma exebição razoavel, o que era de esperar devido a época que estamos e a carga imposta pelo treinador, Di Maria mostrou que pode ser uma solução e com o apoio do treinador pode começar a tornar-se mais jogador, Rodrick Miranda e Miguel Vitor fizeram uma boa exibição verdade seja dita também os oponentes não eram grande coisa. Pela negativa destaco Quim e Carlos Martins, Quim apesar do estatuto começa já a decair a ultima epoca foi prova disso e este jogo é a confirmação, quanto a Carlos Martins é um jogador que poderia ser muito util e preponderante na equipa mas parece que durante todo o jogo anda com a cabeça no ar, e tem demasiados tiques de estrela, que não o é.

Ou seja não foi um jogo mau, repito para a altura da época que estamos e fazendo novamente um jogo hoje não é de esperar grande coisa com o cansaço acumulado nas pernas. Alerto para a euforia normal nos Benfiquistas neste altura, pois por mais de uma vez esse euforia mostra-se ma conselheira.

Sem comentários: