quarta-feira, 29 de julho de 2009

F.C Porto já está nas meias-finais da Peace Cup


O F.C Porto empatou hoje no Ramón Sánchez Pizjuán diante do Besiktas (0-0) garantindo assim a presença nas meias-finais da Peace Cup. O adversário que se segue é o Aston Villa, que derrotou horas antes o Atlante do México.

O jogo de hoje não foi tão emotivo comparativamente com o embate diante do Lyon e muito por culpa de alguma fadiga acumulada por parte dos atletas do F.C Porto, bem como pelas condições em que o jogo se desenrolou. Primeiro, o F.C Porto apenas teve um dia de descanso, ao passo que o campeão Turco teve cinco dias para preparar o encontro e recuperar os seus atletas. Depois, as condições meteorológicas e do relvado em nada contribuiram para uma melhor performance dos jogadores. Recordo que estavam cerca de 31º, num relvado em muito más condições que por si só já implica algum esforço extra por parte dos jogadores de qualquer uma das duas equipas.

Outro dos aspectos que contribuiu decisivamente para manter o 0-0 neste encontro foi a arbitragem. Existiram dois penaltys claríssimos sobre Hulk. O árbitro não só não marcou as grandes penalidades, como inclusive penalizou no primeiro caso Hulk por simulação e no segundo caso sancionou Belluschi pelos naturais protestos.

O jogo assim se manteve até final, com um ligeiro ascendente do F.C Porto apesar de todas estas contrariedades.

Dos destaques individuais desta partida as notas mais positivas vão seguramente para Miguel Lopes (que teve uma boa estreia), Freddy Guarín (sobretudo pela sua primeira-parte) e Beto (que esteve bastante seguro).

Jesualdo neste jogo procurou testar um esquema alternativo (4-4-2), com Hulk e Farías soltos na frente e com Guarín e Meireles a fecharem os lados direito e esquerdo do meio-campo, respectivamente. Notou-se claramente alguma dificuldade na adaptação a este sistema que elimina a possibilidade de actuar com extremos, situação essa que foi resolvida a partir do momento que Varela e Falcao entraram para recolocar o F.C Porto na estrutura habitual de 4-3-3.



Os jogos das meias-finais são assim os seguintes:

  • Juventus vs Real Madrid (2009-07-31; 19h30, Sporttv2);
  • Aston Villa vs F.C Porto (2009-07-31; 21h30, Sporttv2);

Sem comentários: