domingo, 9 de agosto de 2009

O primeiro para alguns, apenas mais um para muitos outros...


O F.C Porto começou oficialmente a época e logo com a conquista do seu primeiro título, a Supertaça (a sua 16ª, recordo).
Para alguns dos recém-chegados é o primeiro troféu, para os restantes é apenas mais um.

O F.C Porto conquistou-o perante uma equipa como o Paços de Ferreira bem organizada, realizando uma exibição q.b, ainda que tenha jogado sem 2/3 daquele que será, presumivelmente, o ataque às outras "frentes" nas quais o clube está inserido (falo precisamente de C.Rodriguez e Falcao).

O jogo começou com algumas tentativas de ataque de um Paços de Ferreira desinibido e com Cristiano a demonstrar que efectivamente é um jogador para outros "vôos". Com o decorrer do tempo o F.C Porto foi controlando e dominando com naturalidade a partida e, já na segunda-parte, o Paços práticamente "não existiu".

O "marcador" foi inaugurado com um primeiro tento de Farías, após uma "habilidade" que correu mal ao guardião Cássio. Lembro que este guarda-redes já tinha sido protagonista pelos piores motivos, designadamente nos jogos em Alvalade e na Luz da temporada passada. Hoje, felizmente para o F.C Porto, repetiu a "façanha".

Perto do fim, Bruno Alves "selou" o resultado final com um cabeceamento fantástico. Foi seguramente o momento da noite, não só por ter sido um golo de "belo efeito", mas sobretudo pela impulsão única que Bruno Alves tem. É esta a característica que torna este defesa-central "único" no futebol Português e naturalmente um dos valores mais seguros do futebol Europeu.

O exemplo deve partir dos grandes "capitães" e nesse capítulo Bruno Alves é um óptimo exemplo.

Boa vitória do F.C Porto, pese embora exista naturalmente ainda necessidade de assimilar alguns princípios de jogo. A qualidade está toda lá!


Sem comentários: