domingo, 23 de agosto de 2009

O bom velho Porto está de volta....




F.C Porto 3-0 Nacional. Resultado folgado mas que peca por escasso face ao domínio avassalador a que o Nacional foi submetido. Ao longo dos 90 minutos não me recordo de uma única chance de golo da parte de um Nacional que, a avaliar pelo "onze" inicial, se antevia bastante defensivo. Recordo que para além da utilização do trinco Luis Alberto, a equipa Madeirense apostou numa linha defensiva de 5 jogadores entregando por completo o domínio e organização do jogo ao F.C Porto.

O F.C Porto entrou com um ritmo forte e bem cedo Falcao já havia feito abanar a "barra" da baliza defendida por Bracalli. Estava dado o mote para mais uma excelente exibição do avançado Colombiano ex-River Plate (Argentina).

O "festival" de jogo ofensivo do F.C Porto tinha apenas começado e viu como um dos seus pontos mais altos, uma brilhante jogada de Mariano González iniciada no lado direito do ataque após passe de Raul Meireles.

Os golos, esses só surgiram na segunda-parte sendo certo que o primeiro é resultante da marcação de uma indiscutível grande penalidade. O próprio Manuel Machado reconheçe a justiça quanto à forma como o penalty foi assinalado, cabendo assim a Falcao traduzir o castigo máximo no seu segundo golo em apenas dois jogos pelo F.C Porto.

Na sequência desse penalty dois jogadores do Nacional (que já tinham cartão amarelo) são expulsos por acumulação de cartões, fruto de protestos que naturalmente deverão ter sido injuriosos para o árbitro. Aliás, se Hulk está neste momento a cumprir suspensão na sequência da forma como "refila" com os elementos de arbitragem, a regra deve ser estendida a todos os outros clubes. Protestou, leva amarelo. O mesmo aconteceu ainda no jogo de hoje a Raul Meireles.

A partir do momento da expulsão dos dois jogadores do Nacional, o domínio Portista ainda se acentuou mais e foi com a maior naturalidade que o "marcador" foi alargado para três golos que colocam justiça pela forma como ambas as equipas actuaram.

Sinceramente esperava um Nacional ainda que com cautelas, um pouco mais audaz. Tal não aconteceu, optou pelo jogo do "autocarro" e é com a maior satisfação que vejo o meu clube derrotar equipas que adoptam esse tipo de jogo que chega a ser algo "anti-desportivo" (a título de exemplo recorde-se o tempo que Ruben Micael demorava a bater os cantos ou inclusive o tempo que demorou a saír do campo quando foi dada ordem de substituição...isto com 0-0 na altura...).

Na ficha final ficam os golos de Rolando e do "regressado" C.Rodriguez. Aliás, saúda-se o bom regresso.

Não querendo individualizar muito a vitória, porque acima de tudo esta e qualquer outra vitória é sempre fruto do jogo colectivo, não posso deixar de destacar a excelente prestação da "dupla" Belluschi e Falcao.

Se dúvidas havia, eis um recital de futebol destes dois "craques" que já trazem um entendimento vindo dos tempos do River.De Belluschi para além do facto de ter acertado seguramente 90% dos passes que efectuou, destaco sobretudo cinco momentos:
1º - Passe de cabeça que isola Mariano perante o guardião Bracalli;
2º - Passe a mais de 40 metros que isola Varela perante Bracalli, tentando este último fazer um "chapéu" de primeira que não surtiu qualquer efeito;
3º - Passe fantástico de Belluschi que isola Fucile para um remate bem parado por Bracalli;
4º - Bola "picada" de Belluschi para a área bem direccionada para Meireles, que não soube dar o melhor seguimento à jogada;
5º - Assistência para Falcao no segundo golo do F.C Porto (é dele a marcação do pontapé de canto);

Resumindo, Belluschi durante 90 minutos conseguiu por 5 vezes colocar jogadores do F.C Porto na "cara do golo". É isto que lhe pedem: Assistências, muitas assistências. Exibição sublime. Quem gosta de futebol espectáculo não fica indiferente à forma como este jogador espalhou classe em campo. Já em Paços tinha sido o elemento em destaque na primeira parte e hoje não só volta a mostrar credenciais, como inclusive já se nota que "agarrou" o processo de jogo ofensivo da equipa.
Quanto a Falcao, posso começar por dizer que a par de Meyong é o melhor marcador da Liga. Posso ainda dizer que em duas semanas marcou três golos e "meio". Passo a explicar: Marcou na semana passada pela Colômbia contra a Venezuela, poucos dias depois "salvou" o F.C Porto com um golão diante do Paços e neste jogo de hoje marcou o seu segundo golo na liga e, não fosse o corpo de Rolando a estar no caminho, marcaria o 3º e seria líder destacado dos marcadores. Ficam na retina além dos golos e eficácia de jogo aéreo, a forma como discute todos os lances. Tem "raça", vai à frente, vai atrás, recupera bolas, joga bem de costas para a baliza, procura espaços para tabelar com os companheiros e é sobretudo um jogador muito colectivo. É sem dúvida uma excelente aquisição do F.C Porto (mais uma).
A par deste justo destaque, creio que há que ressalvar a exibição muito positiva de Varela que tinha a árdua tarefa de substituir Hulk. Citando as declarações de Rui Santos, anti-portista confesso, "para um jogador Português se tornar grande jogador é preciso que venha para o F.C Porto".


Força F.C Porto. Rumo ao segundo Penta da história do clube!

8 comentários:

Serafim Leite disse...

Bem como não tenho paciência para ler comentários do porto, vou só comentar o titulo que realmente é uma pérola.. escrever tal titulo depois de tal jogo em que o porto só se desatou depois de um penalti e de a equipa adversaria jogar com 9 elementos, só pode mostrar a mediocridade que por ai se passa. não bastava o porto jogar normalmente com 14 elementos ou até mais, ainda têm os adversários de jogar com 9 para se dizer que o porto voltou ao antigamente... enfim palavras para que

Moreir4 disse...

Claro. O Benfica é que está uma maravilha...a ganhar no ultimo minuto prai com duas oportunidades dignas desse nome em todo o jogo. Para além do penalty falhado por Cardozo e daquele lance do Aimar isolado não me lembro de uma oportunidade digna desse nome por parte do Benfica. Aliás, oportunidades essas surgiram para o Guimaraes que com 10 em campo ainda desbaratou a defesa do Benfica por duas vezes. Foi preciso "estrelinha" para ganhar um jogo que estava condenado ao empate.
Por falar em jogar com 9, que eu saiba no jogo em Guimarães o Flavio e o Nuno Assis também foram expulsos. O Guimarães não terminou propriamente com onze jogadores em campo.
Quanto à mediocridade do Porto, fico contente por considerares o Benfica algo ainda pior que "medíocre", porque não há actualmente nenhum adjectivo que qualifique uma equipa que nas últimas duas épocas fica a 20 e a 11 pontos de distância do "medíocre" Porto.
Uns são TetraCampeões, outros TretaCampeões.
Jesus é salvação.

Serafim Leite disse...

ainda bem que sabes adjectivar bem o teu clube pelos ultimos campeonatos realmente foram campeonatos da treta... Quanto ao jogo que se fala não queiras comparar o guimarães com o nacional, o nacional tinha jogado na quinta-feira tal como o Benfica, e ficou a jogar com 9 aos 70m, enquanto não foi isso que se passou em guimarães. Se tu como adepto ficas contente com a prestação do teu clube porque conseguiu ganhar a um clube fisicamente de rastos, e só marcou após ficar com mais 2 jogadores, parabens, estas dentro da mediocridade.

Depois ainda falam em euforia Benfiquista realmente, mas na próxima jornada já se vê...

Quanto a este, comentário é tau ridículo que chega a cómico, todos sabemos que a sporttv é de cores azuis mas mesmo assim onde assististe o jogo do porto? é que sinceramente ficar exaltado por 5 passes e por ai fora enfim..

Se tivesses olhos na cara vinhas aqui e dizias isto: "num jogo difícil em que o nacional apenas tentou o empate também porque se avizinha um jogo na Rússia e jogou a 72h, parecia conseguir os seus objectivos até que aos 70m num penalti bem assinalado a equipa do nacional ficou reduzida a 9 elementos permitindo assim ao FCPorto a vitória que se adivinhava difícil apesar das oportunidades criadas."

mas claro isto é muito para um portista que só vê azul a frente.

Moreir4 disse...

Ficar exaltado não...apenas gostei da exibição e acho que o F.C Porto está claramente em crescendo.
Compreendo que os últimos campeonatos tenham sido da treta...é perfeitamente normal, foi o Porto que os ganhou.
Só acho cómico é tanta polémica por causa das expulsões do Nacional. Quanto ao penalty não há duvidas que existe (aliás essa citação que colocas no teu comentário confirma-o), depois foram dois elementos expulsos (ambos por acumulação de amarelos). Ora, o primeiro foi o que meteu a mão à bola (já tinha amarelo), mas até deveria ter levado vermelho directo. O outro foi por protestos, não se conteve e levou o segundo amarelo.
Se Hulk anda a cumprir uma suspensão muito por culpa dos protestos (sim porque o resultado daquela entrada por detrás em que ele toca a bola, foi um pontapé de baliza), se o Meireles neste jogo do Nacional leva um cartão por protestos, porque razão os do Nacional também não devem ser punidos? Por ser contra o Porto?
Depois acho piada à questão da euforia, quando vi certos comentários que davam conta de satisfação com o "massacre" de 18 remates e zero golos frente ao Maritimo em casa. Ora, o F.C Porto neste jogo com o Nacional não só bateu esse recorde passando a 25 remates como saiu vitorioso por 3-0(o único clube que marcou 3 golos até agora). Ainda a propósito desse jogo "fantástico" com o Maritimo, Jorge Jesus diz que foi um "Benfica à campeão"....
Depois são os Portistas que se exaltam.....
Mas como dizes e bem, para a semana é que se vai ver, sabendo de antemão que todos os resultados do Porto (nem que sejam por 15-0) serão alvo de criticas.
Quanto à Sporttv ser "azul", eu sinceramente tenho dúvidas porque assistir aos jogos do Porto com comentadores como o Vitor Paneira (um Benfiquista em ultimo grau) é de dar a volta aos intestinos.
A Sporttv não é tão conotada ao Porto como a Sic ao Benfica...

Serafim Leite disse...

Entrada por trás que toca na bola? e primeiro onde tocou? na época passada no mesmo campo, num penalty assinalado, o jogador do paços toca na bola e também no hulk e foi penalty, por isso foi falta, e mesmo que ele toca-se primeiro na bola, há uma coisa chamada, entrada perigosa que é sansionavel, por isso não compreendo tanto alarido com a história do hulk, e tu mesmo estás a dar razão ao arbrito.

Única equipa a marcar 3 golos, e eles foram quando antes do nacional ficar com 9 ou depois? que eu saiba também não houve mais ninguém a jogar 30m contra 9 jogadores.. a quem jogue contra 14 agora contra 9 não...

Moreir4 disse...

A questão é que no lance de Hulk o próprio árbitro não considerou falta. Se considerasse não me chocava minimanente...O problema é que tendo ele marcado pontapé de baliza na sequência dessa entrada "arriscada" de Hulk, tudo leva a crer que ele o expulsou não pela falta (porque pelos vistos não a considerou), mas sim por protestos.

Já agora quanto ao Porto jogar contra 9,8,7....isso nada me diz. O Porto começou o jogo 11 contra 11Nacional mesmo durante a primeira hora de jogo não foi capaz de criar uma única chance de golo. O Porto já aos 7 minutos tinha tido duas chances de golo...

Serafim Leite disse...

Pois existe uma grande diferença entre oportunidade de golo e golo propriamente dito, se fosse assim o benfica tinha ganho ao maritimo por 15 a 0

Moreir4 disse...

Ricardo Araujo Pereira não diria melhor no Gato Fedorento - Quinje a jero!