quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Adversários encontrados!



O F.C Porto vai disputar a presença nos oitavos-de-final da Champions com as seguintes equipas:


- Chelsea (Inglaterra);

- Atl.Madrid (Espanha);

- Apoel (Chipre).



Teoricamente, F.C Porto e Chelsea serão os mais "favoritos" à passagem. Aliás, em relação ao Chelsea e Atl.Madrid trata-se de um reencontro. Há duas épocas, já nos oitavos-de-final, o F.C Porto depois de um brilhante jogo em Stamford Bridge foi eliminado e tudo por culpa de uma manifesta infelicidade de Helton.

Quanto ao Atl.Madrid é um adversário que está mais "fresco" na memória dos Portugueses. O F.C Porto eliminou-os ainda na temporada passada, jogavam-se os oitavos-de-final da prova. A "turma" de Jesualdo Ferreira realizou duas exibições extremamente positivas, com claro destaque para o "jogão" que realizou em Madrid.

Quanto ao Apoel, é uma equipa que sinceramente desconheço. Sei que militam lá alguns Portugueses e, aparentemente será o adversário "mais apetecível" deste grupo. No entanto são proibidos todos e quaisquer facilitismos, já que ainda na edição do ano passado da Liga dos Campeões, uma equipa como o Anorthosis fez algum "furor" colocar inesperadas dificuldades ao Inter de Milão.

Está dado o mote para mais uma edição da Liga dos Campeões, com a certeza que este é um grupo relativamente complicado mas por ventura não tão complicado quanto o da época passada (onde além do F.C Porto constava o Arsenal, Dinamo Kiev e Fenerbahce). Aliás, de todos os elementos que compõem este grupo salta à vista a primeira evidência...é que o único clube Campeão Europeu do grupo é o F.C Porto (e justamente por duas vezes).

5 comentários:

Serafim Leite disse...

"não tão complicado quanto o da época passada (onde além do F.C Porto constava o Arsenal, Dinamo Kiev e Fenerbahce)."

Não percebi está parte, há sim o Arsenal ano passado ficou em 4º na liga, o Dinamo é ucraniano e o fernerbahce turco essas grandes potencias do futebol mundial...

Não sei que analise fazes para proferir tal bacurada, bem mais uma que nos habituas-te.

Moreir4 disse...

O Dinamo era campeão da Ucrania.
O Fenerbahce campeão da Turquia e que na época anterior tinha chegado aos Quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Aliás, se o Dinamo é incomparavelmente melhor que o APOEL, o Fenerbahce há duas épocas chegou a uma fase adiantada onde o Atl.Madrid nunca chegou.
Entre o Chelsea e Arsenal, o Chelsea é um pouco melhor.
Uma das coisas que se disse assim que saiu o grupo do Porto do ano passado, é que era um grupo dificil.
Não acho que tenha dito nenhuma bacurada sinceramente...

Moreir4 disse...

Mas a propósito da Ucrânia e Turquia serem essas tais "grandes potências", recordo que nesta pré-época enalteces-te uma vitória do Benfica ao Shakktar fazendo questão de destacar que se tratava de uma excelente equipa que tinha ganho a Taça UEFA e que eu saiba também era Ucraniana.
A propósito, a Ucrania está à frente de Portugal no Ranking e tem crescido a olhos vistos. No mesmo ano em que o Shakktar ganha a UEFA, a selecção sub-21 ou sub19 (não sei qual ao certo) foi campeã da Europa.

Serafim Leite disse...

Então se tu próprio dizes que a Ucrania está a frente de Portugal no raking porque dizes que a vitória do Benfica sobre o Poltava era obrigação? estás a ser incoerente.

Quanto ao grupo do porto, ano passado as vitórias que o porto teve não foi mais que a obrigação, perder em casa com o dinamo kiev isso sim foi mau.

no entanto penso que o grupo este ano é muito mais difícil mesmo que o porto consiga igualar o nível de ano passado. É que tanto atl de Madrid e Chealsea estão melhores e o porto no meu entender ainda não esta igual a ano passado e vai ser difícil nos próximos tempos estar melhor, talvez depois do natal como sucedeu ano passado, e a 8 de Dez é o ultimo jogo do grupo.

Moreir4 disse...

A ver vamos lá dizia o "ceguinho"...O Porto teve no ano passado uma fase em que toda a gente dizia que poderia estar arredado da fase de grupos (recordo que no fim da primeira volta da fase de grupos tinha apenas 3 pontos) e encheu-se de "alma" cavalgando até ao primeiro lugar do grupo. No ano passado apesar de tudo o Porto apresentava mais problemas do que este ano por esta altura...isto porque no ano passado o sector defensivo "abanou" com as saídas de Paulo Assunção e Bosingwa. Fernando demorou a destacar-se, Fucile foi "atacado" por lesões e Cissokho só chegou em Janeiro.
Este ano do ponto de vista defensivo creio que se manteve a estrutura, por ventura até foi reforçada no leque de opções.
Resta entrosar os reforços quanto antes para que possam mostrar o que valem. No ano passado também tinhamos de considerar que houve 7 entradas no "onze"...este ano (à partida) foram só três.
Quanto ao Poltava é da Ucrania e eu lembrei-me disso quando escrevia o comentário, mas convenhamos que está a "léguas" quer do Shakktar quer do Kiev. O Benfica fez o seu dever que seria elimina-los. Boa sorte para a fase de grupos (parece que foram favoraveis a todos os clubes Portugueses).