quarta-feira, 13 de maio de 2009

F.C Porto: Os homens do "Treta"


Em muitos dos habituais debates semanais desportivos tem sido feita, de forma persistente, a seguinte pergunta: "Quem teve mais mérito nesta vitória do F.C Porto?".

Pois bem, este tipo de perguntas está sujeita a diferentes pontos-de-vista, sendo certo que na minha opinião o grande "obreiro" de mais um titulo tem de ser forçosamente o Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Foi ele quem deu continuidade ao "projecto" de Jesualdo Ferreira, foi ele que deu a última palavra na aquisição dos novos elementos para o plantel e, nos momentos menos positivos desta temporada, foi ele quem esteve sempre "ao lado" da equipa técnica e jogadores.

No entanto este título também é muito de Jesualdo Ferreira. Aliás, dos três titulos sucessivos que ele ganhou, muito provavelmente este é o que tem maior "marca" do técnico Português. Nas duas épocas anteriores Jesualdo basicamente "herdou" uma equipa já por si só ganhadora, limitando-se a dar continuidade a todo um trabalho deixado pelo "mister" Co Adriansee.

Esta época Jesualdo foi forçado a remodelar a equipa "à sua imagem". Perdeu no defeso três jogadores importantíssimos, tais como Bosingwa, Assunção e Quaresma (um de cada sector da equipa) e, com sorte mas também com muito "saber" conseguiu colmatar essas três peças com a entrada de jogadores que, seguramente, pouca gente os conhecia.

Seria, no entanto, injusto distribuir os "louros" desta conquista apenas pelo presidente, treinador e jogadores. Existiram, este ano, mudanças significativas na estrutura "azul-e-branca" que foram colmatadas de forma "cirúrgica" e sem "levantar grandes ondas". A par dos referidos jogadores que o F.C Porto perdeu neste defeso, Carlos Azenha deixou um "lugar vago" na estrutura técnica do F.C Porto. Esse lugar foi devidamente preenchido por José Gomes, um homem da confiança de Jesualdo, cuja prestação no F.C Porto tem sido bastante satisfatória sobretudo no que refere à integração e motivação de jovens jogadores que chegaram de clubes modestos, para uma "nova realidade" na sua carreira desportiva.

Por outro lado, o F.C Porto 08/09 perdeu uma presença habitual no banco de suplentes e que muito contribuia para manter o bom ambiente no balneário e para transportar a "mística" que caracteriza aquele clube. Falo precisamente de Vitor Baía, que deixou de assumir o papel de "elo de ligação" no balneário, para se remeter à função de "embaixador" do F.C Porto. Essa ausência foi colmatada com a presença de Pedro Emanuel, que muito embora tenha perdido preponderância no interior das "quatro-linhas", assumiu-se como uma "voz de comando" vinda do banco de suplentes.

Por fim e não menos importante, outro dos "elementos-chave" desta conquista foi Antero Henrique. Na ausência de Reinaldo Teles por motivos de saúde, Antero assumiu o papel de "elo de ligação" entre a equipa e a SAD "azul-e-branca". Antero tornou-se assim o director desportivo do F.C Porto e foi preponderante na aquisição de valores emergentes no futebol. Ao longo desta época ainda não terminada, foi constatável a presença de Antero Henrique ao lado de Jesualdo nos treinos da equipa de futebol, para que nem a equipa técnica nem os jogadores se sintam "desamparados" como acontece actualmente no Sporting C.P, por exemplo.

3 comentários:

Peter disse...

Ridiculo, no minimo.

Moreir4 disse...

Ridiculo é o teu Sporting que se contenta com um segundo lugar e em chegar aos oitavos da Champions pela primeira vez....para levar 12!

Ridiculo, no minimo! Ahah

Peter disse...

Ridiculo é o teu comentário!
O Sporting nao tem a mesma qualidade nem a mesma experiencia do Porto mas esforçou para atingir os objectivos mas fomos roubados. Taça da Liga roubados! Taça de Portugal, fomos eliminados por penalties(bolas para o HULK que tinha correr mt com a bola e chutar com mt força) e no campeonato fomos roubadinhos nalguns jogos e na liga dos campeoes nos levamos 12 por causa da mt experiencia do BAYERN. Ridiculo és tu. Porque nao chegaste a perceber que os jogadores do BAYERN tem mais experiencia na Liga dos Campeoes do que os jogadores do Sporting!!!!! Ora esta!!! Chamar ridiculo ao Sporting!!!! Devias chamar ridiculo ao Benfica. Isto sim. Porque gastou milhoes e ficou em 3.ºlugar e na taça da liga foi levado de berço para nao dizer foi levado ao colo. Ridiculo! Ridiculo!