quarta-feira, 20 de maio de 2009

F.C Porto 09/10: Critérios de escolha definidos



O F.C Porto já desde há uns meses vem preparando de forma ponderada a próxima época e o "ataque" ao segundo Penta-Campeonato da sua história. Os "alvos" preferenciais do F.C Porto têm sido essencialmente jogadores jovens, com elevada margem de progressão e que num futuro próximo possam ter retorno financeiro, como é comum neste clube.

Desta feita, para a próxima temporada preve-se que a SAD portista tente segurar a maior parte das suas "pérolas", complementando eventuais saídas com jogadores na sua maioria Portugueses. Esta medida, quanto a mim, deve-se exclusivamente à possibilidade de entrar em vigor a regra dos 6+5 e, como tal, é prudente que da parte do F.C Porto exista uma antecipação desse "cenário" e, paralelamente, ir formando um "núcleo duro" de jogadores Portugueses que mantenha a fasquia alta, quer no plano Nacional, quer no plano Internacional.

Não obstante o facto dos "alvos" preferenciais do F.C Porto até então terem sido maioritariamente Portugueses (casos de Miguel Lopes, Nuno Coelho, Beto e Silvestre Varela), o F.C Porto não abdica de jovens com elevada margem de progressão de quaisquer outras nacionalidades. Prova disso é a mais recente aquisição (faltando, ao que se diz, o anúncio oficial) de Maicon. Este jogador pertencia aos quadros do Cruzeiro de Belo Horizonte e esteve emprestado ao Nacional da Madeira durante a época corrente.

Conseguiu-se impor na equipa Madeirense, a ponto de despertar o interesse de outros emblemas Internacionais (nomeadamente o Marselha, Saint-Ettiene e diversos clubes da Bundesliga). O F.C Porto, que aparentemente já tinha o jogador "debaixo de olho" desde o ínicio de época, agiu prontamente e adquiriu o seu passe. Trata-se de um jogador com apenas 20 anos, de 1.90 m e , ao que se diz, apresenta inúmeras semelhanças com o defesa-central Pepe. Maicon está assim pronto a ter uma ascenção meteória à semelhança de Fernando ou, por exemplo, Cissokho.

A caminho do F.C Porto poderá estar também o defesa internacional Argentino, Marcos Angeleri. Segundo a edição de ontem do jornal OJOGO, o jogador pode chegar ao Dragão a custo zero e, aparentemente, poderá constituir uma opção válida para ocupar a presumível vaga deixada por Bruno Alves. Confirmando-se a vinda destes dois jogadores e, juntando ainda o nome de Nuno André Coelho, prevê-se uma "luta" interessante para acompanhar Rolando no eixo da defensiva.

Sem comentários: