segunda-feira, 11 de maio de 2009

F.C Porto: O segredo do sucesso


O F.C Porto sagrou-se ontem (e justamente) Tetra-Campeão Nacional. Os 14 títulos nacionais conquistados nas duas últimas décadas são elucidativos de uma gestão coerente, regrada e com apetência para formar novos campeões.
A actual época revelou um F.C Porto sólido em casa e avassalador fora dela. No entanto, a época foi tudo menos fácil. Lembro que o F.C Porto chegou a estar durante algumas semanas no oitavo posto e a cinco pontos do primeiro classificado. A continuidade de Jesualdo Ferreira chegou inclusive a ser colocada em causa.
No entanto, semanas depois, o F.C Porto começou a mostrar de que “massa é feito” ao realizar uma recta-final de campeonato absolutamente alucinante.
Nada acontece por acaso, desta feita, aquele período menos bom do F.C Porto deveu-se exclusivamente a uma ligeira demora na adaptação de jogadores que actualmente se revelam como fulcrais. Essa demora resultou em alguns equívocos da parte do “mister” Jesualdo fortemente contestados pela imprensa e massa associativa.
Os adeptos, insatisfeitos, chegaram a pedir a demissão do treinador. No entanto, a S.A.D portista em momento nenhum duvidou das competências de Jesualdo e, ontem a persistência trouxe novamente “frutos”.
Jesualdo foi persistente, nunca abdicando dos seus ideais independentemente de toda a pressão com que convivia. Assim sendo, o grupo de trabalho uniu-se e as “estrelas” começaram a sobressair.
O sucesso de todo o seu trabalho é sustentado no voto de confiança e na tranquilidade que o cargo no F.C Porto lhe proporciona. Só assim, foi possível assistirmos à mediatização de jogadores como Rolando, Cissokho, Fernando e Hulk, que nada eram antes de entrarem neste grande clube.
Numa abordagem geral, considero que o “ponto de viragem” desta equipa rumo a uma época repleta de sucessos e bom futebol foi em Kiev, num jogo a contar para a Liga dos Campeões. Jamais esquecerei esse jogo em que o F.C Porto perdia de forma cruel e injusta por 1-0 ao intervalo e, numa segunda-parte absolutamente soberba (quer no aspecto físico, quer no aspecto técnico-táctico) teve a mestria e a sorte necessárias para vencer a partida, levantando o ego da equipa que a viria a colocar no primeiro lugar do grupo na “Champions”. As exibições foram crescendo paralelamente no campeonato, mas também na "Champions", a pontos de o F.C Porto ter sido considerado pela exigente imprensa Inglesa como a melhor equipa dos últimos dez anos a actuar em Old Trafford (a quando do respectivo jogo dos quartos-de-final da "Champions").
A propósito do campeonato, recordo que o F.C Porto conquistou o seu “Tetra” numa série de dez vitórias seguidas fora de “casa” e a marcar mais de que um golo. Aliás, tendo em conta o número de golos por jogo, o registo que ditou este F.C Porto campeão é apenas comparável ao que, certamente, irá ditar o Barcelona como campeão Espanhol.
Este título tem um “sabor especial” para Presidente e treinador, já que Pinto da Costa a partir de ontem se tornou oficialmente o presidente de futebol mais titulado em todo o Mundo e, por sua vez, o “mister” Jesualdo Ferreira tornou-se no primeiro treinador Português a ganhar três campeonatos nacionais seguidos. Mais um recorde que foi quebrado...no F.C Porto!



Não poderia terminar este post sem antes deixar aqui um tributo aos verdadeiros Tetra-Campeões num video "5 estrelas" e ilustrativo desta longa, mas bem sucedida "caminhada":

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jVFupWOdlC0




Sem comentários: