domingo, 1 de agosto de 2010

Alerta laranja...


Os jogos de pré-época pouco ou nada importam no que concerne ao resultado final, no entanto depois da partida de hoje diante do Bordéus, existe um conjunto de erros que devem ser identificados e corrigidos a curto prazo. O primeiro jogo a "valer" é já na próxima semana e o F.C Porto até lá não terá qualquer jogo de preparação.

Para começar e em jeito de balanço daquilo que foi esta pré-temporada, existe um conjunto de aspectos positivos a realçar. Este F.C Porto, como já foi dito, é mais "mandão", circula melhor a bola e muito mais pressionante. Por outro lado, preocupa-me enquanto adepto e sócio Portista, a solidez defensiva...quando Maicon não alinha.

Quando o jovem central Brasileiro actua ao lado de Rolando, a defesa do F.C Porto tem-se mostrado praticamente intransponível (independentemente dos laterais que os acompanhem). No entanto e como se viu hoje, com a sua saída e posterior entrada de Sereno, toda a estrutura defensiva do F.C Porto "abanou". Sereno nestes últimos jogos tem-me desiludido e creio que o F.C Porto estará "forçado" a reentrar no mercado para adquirir uma alternativa a central, para que a equipa não se desiquilibre do ponto-de-vista táctico quando Maicon ou Rolando sairem do "onze".

Sereno ainda hoje esteve manifestamente mal no lance do segundo golo dos Franceses, ao tentar fintar numa situação onde se lhe pedia um passe longo ou porventura um atraso ao guarda-redes. Não o fez, deu origem a uma falta e o jogo ficou "sentenciado" (sensivelmente a 8 minutos do fim).

Por outro lado e esqueçendo um pouco o resultado deste jogo (sim, porque o golo do empate do Bordéus é resultado de um empurrão a Sapunaru claríssimo), penso que houve progressão da equipa do ponto-de-vista exibicional, quando comparada com a exibição de ontem diante do PSG.

Individualmente falando, creio que Walter esteve bastante bem. Com apenas dois treinos e 75 minutos de competição, a "Bigorna" já fez o gosto ao pé e esteve muito perto de bisar.

A par do mais recente reforço Portista, eu destacaria Souza. Bem, que grande jogador. O Fernando (que tem sido magistral em toda esta pré-época), nesta época terá um concorrente de "peso".

Souza é um trinco, mas com "pulmão" suficiente para se soltar em acções mais atacantes. Hoje foi um dos melhores em campo e, como é óbvio, não foi por ele que a equipa saiu derrotada.

Por fim, outras três boas exibições foram as de Belluschi, Ukra e Castro.

Castro é um jogador que, julgo eu, hoje conquistou a sua manutenção no plantel. É dono de uma disponibilidade física enorme, é um verdadeiro "carregador de piano" e extremamente capaz de distribuir jogo apartir da posição nº8 do terreno de jogo.

Quanto a Ukra (que havia sido companheiro de Castro na época passada, no Olhanense), destaque para a sua excelente técnica e mobilidade. Foi um jogador tremendamente "massacrado" por faltas durante todo o jogo, mas nunca virou a cara à luta. Creio que ganhou "pontos" no que diz respeito à luta pela manutenção de um lugar no plantel definitivo para 2010/11.

Por fim e quanto a Belluschi, como já venho dizendo há algum tempo, creio que é o parceiro ideal para Moutinho no meio-campo. Tem uma técnica sublime, é o centro-campista com maior capacidade de improviso na equipa e tem sempre os olhos na baliza. Hoje provou que está em condições para saltar para a titularidade, sobretudo apartir do momento em que Ruben Micael denota algum abaixamento de forma.

Em suma, há muito trabalho por fazer, mas mais do que qualquer jogador, mais do que o treinador, creio que a culpa para alguma instabilidade da equipa deve-se em exclusivo à actuação da S.A.D.

Os "dossiers" de B.Alves, Meireles e Fucile tardam em ser resolvidos (e as suas saídas podem implicar novas caras no plantel, sabendo-se de antemão que os jogadores a chegar não enfrentarão qualquer pré-época) e creio que a transferência de Walter (bem como a "novela" em torno de Kléber - hipotético reforço de ataque) arrastou-se/está-se a arrastar em demasia, sobretudo sabendo-se que o primeiro jogo a "valer" é já no próximo dia 7 de Agosto.

A matéria prima está lá, as ideias também, mas a indefinição em torno da constituição definitiva do plantel e o não estabelecimento de um "deadline" para a concretização de negócios pendentes (saídas e entradas), tem prejudicado a preparação da equipa. Assim torna-se complicado criar "espírito de grupo".

Sem comentários: