sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sorteios UEFA: A sorte sorriu aos clubes Portugueses


Se ontem tanto o S.C Braga como o SL Benfica teriam razões para "sorrir" (pelo menos no plano teórico), hoje o F.C Porto e o Sporting C.P por certo terão ficado satisfeitos com a distribuição de adversários que lhes foi atribuída hoje no Fórum Grimaldi.

O F.C Porto ficou num grupo onde é previsivelmente o favorito. Aliás, F.C Porto e Liverpool são as equipas que partem com coeficiente mais elevado na prova e, novamente no plano teórico, terão aspirações elevadas no que toca a uma hipotética (re)conquista da prova.

No grupo onde consta o F.C Porto, destaca-se o Besiktas de Ricardo Quaresma. O F.C Porto por tradição sempre se deu bem com equipas Turcas (seja em solo Nacional ou solo Turco) não sendo no entanto de descorar o reforço do plantel a que o Besiktas foi submetido, onde saltam à vista nomes como os de Ricardo Quaresma e Guti, respectivamente.

Para Quaresma e para o F.C Porto será um jogo especial, marcado por um reencontro entre um jogador e um clube que muitos títulos celebraram...juntos. Agora, do lado oposto do terreno e numa equipa perigosa, o F.C Porto irá defrontar um Quaresma "renovado" depois de passagens frustrantes em Itália e Inglaterra (esta última no Chelsea, por empréstimo). O jogador tem conquistado os fervorosos adeptos Turcos com golos e assistências fantásticas, sendo-lhe merecida total atenção e cuidado no confronto entre as duas equipas.

Curiosamente os dois últimos encontros entre F.C Porto e Besiktas (na fase de grupos da Champions League) ficaram marcados por duas vitórias Portistas (1-0 na Turquia e 2-0 no Dragão), tendo Ricardo Quaresma marcado dois desses três golos, curiosamente.

É reconhecido que o ambiente no estádio do Besiktas será porventura o mais hóstil, mas um clube como o F.C Porto habituado a conquistar vitórias e títulos em grandes palcos "lá fora", não se deixará por certo intimidar por todo o fanatismo e fervor clubístico dos adeptos Turcos.

O outro adversário dos Dragões é o CSKA Sófia. Os jogos entre estas duas equipas ficarão marcados também eles por um reencontro. Falo precisamente do regresso de Kostadinov àquela que é a "sua casa". Kostadinov foi um jogador Búlgaro que fez uma dupla tremenda com Domingos (actual treinador do S.C Braga) e que jamais será esquecido pela massa associativa Portista. Agora, no papel de director desportivo do clube Búlgaro, Kostadinov já manifestou a intenção de ver o seu clube prosseguir na prova juntamente...com o seu F.C Porto. Será um encontro que do ponto-de-vista teórico não trará grandes obstáculos ao F.C Porto, para além da eventual deslocação e do clima que se fizer sentir quando o F.C Porto for jogar a casa do CSKA.

Por fim e não menos importante, destaca-se a presença do Rapid Vienna neste grupo. Como todo este grupo fica marcado por reencontros, eu direi que os duelos que irão colocar frente-a-frente "Dragões" e Austríacos, será pautado pelo regresso do F.C Porto a um palco (e neste caso a uma cidade) que muitas e boas recordações ao F.C Porto. Quem não se lembra daquele calcanhar mágico de Madjer diante do Bayern, em Viena? Quem não se lembra de João Pinto agarrar no troféu (após reviravolta por 2-1 diante do Bayern Munich) e não mais o largar?

Em suma, para além de um grupo globalmente acessível (onde o F.C Porto parte claramente como principal favorito, pelo menos no plano teórico), será um grupo em que todos os jogos trarão à memória dos Portistas recordações especiais nos mais de 100 anos de história do "mui nobre e sempre leal" F.C Porto.

Quanto ao grupo do Sporting C.P, direi que depois da meritória vitória na Dinamarca no dia de ontem, melhor sorte não poderiam ter. Ao Sporting calhou-lhes uma equipa de um campeonato competitivo (como é o caso do Lille), mas que para além de Gervinho e Eden Hazard, apresenta poucas individualidades capazes de criar problemas ao Sporting (isto tendo em conta a natural melhoria dos índices técnicos, físicos e psicológicos da equipa leonina). De resto, destaque para mais um adversário Búlgaro no caminho de outra equipa Portuguesa (desta feita o modesto Levski Sófia) e, por fim, os Belgas do Gent que salvo erro foram uma equipa que há não muito tempo foi goleada pelo Genk (que por sua vez foi duplamente goleado pelo F.C Porto).

Enfim, para lá do facto do S.C Braga ter de defrontar o Arsenal (terá sido porventura a "fava" deste sorteio Lusitano), eu direi que as quatro equipas Portuguesas têm um estatuto a defender e condições mais do que naturais para tomar as rédeas do jogo e seguir em frente em cada uma das respectivas provas.

Boa sorte F.C Porto, Benfica, S.C Braga e Sporting C.P! Boa Sorte Portugal!

Sem comentários: