terça-feira, 24 de agosto de 2010

É oficial: S.C Braga já é um dos "grandes" de Portugal


O S.C Braga, depois de uma época transacta sensacional a todos os níveis, formalizou a sua entrada no restrito leque dos clubes grandes do nosso futebol, que até então estava limitado às habituais três equipas. Para atingir esse estatuto, muito tem contribuído uma gestão muito regrada e disciplinada da parte de António Salvador e o culminar de todo este crescimento foi a vitória de hoje e a estreia na Champions League.

Em Sevilha, num estádio onde a equipa local exerce uma pressão enorme nos seus adversários, o S.C Braga teve arte e engenho para marcar quatro golos e cimentar a sua passagem para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de ter eliminado o Celtic por um parcial de 4-2, este S.C Braga continua a surpreender Portugal e a Europa ao eliminar uma das melhores equipas Espanholas por um parcial, desta feita, de 5-3 (novamente dois golos de diferença e um registo de eficácia dos Minhotos bastante assinalável). Não fossem hoje dois erros na turma Bracarense (um "frango" de Felipe e uma má intervenção de Elderson) e o S.C Braga goleava e humilhava o Sevilha em sua própria casa.

Com toda esta ascensão meteórica e num momento onde se equaciona o presente e futuro do Sporting C.P, o S.C Braga mostra sinais de que está disponível para ser o terceiro grande do nosso futebol se porventura a política de gestão do clube Leonino continuar miserável como tem sido até agora. Se por um lado o S.C Braga com uma gestão regrada tem conseguido reforçar a sua equipa com excelentes jogadores (Felipe, Elderson, Sílvio, Lima e Salino são apenas uns exemplos), a gestão do Sporting tem passado por uma total ruptura com o passado (não sendo de estranhar a venda de praticamente todos os activos provenientes da formação, com claro destaque para o "Dragão" João Moutinho e Miguel Veloso).

Enfim, acima de tudo como Português só posso estar satisfeito com esta manifestação de qualidade do S.C Braga, mas ao mesmo tempo espero que André Villas-Boas tenha estado atento aos Bracarenses já que o F.C Porto tem encontro marcado com a turma de Domingos já daqui a duas jornadas. É sem dúvida um "osso duro de roer".

Parabéns S.C Braga e espero que as restantes equipas Portuguesas tenham sorte nas competições Europeias. A vida está complicada para o Marítimo e para o Sporting, mas se o S.C Braga marca quatro golos em Sevilha, porque razão Maritimo e Sporting não o podem fazer perante equipas claramente inferiores aos Espanhóis?



P.S: Gostaria de saber se porventura Jorge Jesus na sua habitual arrogância ainda dirá que esta equipa do S.C Braga "é sua". Será que foi ele quem contratou e colocou a jogar Lima (autor de três golos)?

Sem comentários: