terça-feira, 27 de julho de 2010

Vitor Baía: Um "adeus" ou um "até já"?


No mesmo dia em que no nosso País vizinho, o Real Madrid oficializava a despedida de um dos seus maiores símbolos (Raúl), o F.C Porto interrompeu o elo de ligação com o "mítico" ex-guardião Vítor Baía.

Vitor Baía tinha sido designado para Relações Externas do F.C Porto e após reunião com a direcção do F.C Porto decidiu colocar um "ponto final" (ou quiçá uma pausa) no seu trajecto enquanto Dragão. O seu clube é este, a sua "casa" é esta e foi de Dragão ao peito que se afirmou como o melhor guarda-redes Português de sempre, como um dos melhores guarda-redes do Mundo e que, estupidamente, foi excluído do Euro 2004 (talvez a sua ausência nos tenha custado uma derrota diante da Grécia na tão propalada final no Estádio da Luz).

A sua carreira como desportista (praticamente toda ela de "azul-e-branco") tornou-o no jogador mais titulado de todo o Mundo. Sim, porque se efectivamente Jorge Nuno Pinto da Costa é o presidente mais titulado do Planeta (alcançou e salvo erro superou Santiago Bernabéu), Vitor Baía é foi o jogador que mais títulos conquistou no contexto Planetário.

É indiscutivelmente um simbolo máximo do F.C Porto, um "orgulho" de cada Portista e, desta feita, a interrupção do vínculo que o ligára ao F.C Porto certamente não mais será que um "até já".

O jogador aparentemente irá abraçar um projecto inteiramente pessoal e, como se sabe, tem ao seu encargo uma fundação que lhe merece a total atenção e disponibilidade.


No link que se segue, eis alguns momentos que marcaram a carreira deste "mítico" guarda-redes de seu nome, Vitor Baía:

Sem comentários: