sexta-feira, 23 de julho de 2010

Indefinições....até Domingo?


O F.C Porto prossegue naturalmente a sua preparação para a época que se avizinha, tendo já no próximo Domingo um encontro de apresentação oficial aos sócios e simpatizantes, diante da Sampdória.

O jogo ficará, obviamente, marcado pela apresentação oficial do plantel Portista para a época 2010/11, mas existem até ao momento algumas indefinições na equipa dos "Dragões" (pelo menos é isso que a imprensa nos leva a crer...).

O F.C Porto acaba de vender Ernesto Farías ao Cruzeiro. Com esta venda (já oficializada pelo clube de Belo Horizonte), o centro do ataque Portista fica momentaneamente entregue apenas a Falcao (sim, porque Orlando Sá foi, como se sabe, emprestado ao Nacional da Madeira).

Pelo que se tem lido na comunicação social, os substitutos para completar o lote de avançados Portistas são Walter e Kléber que, aparentemente, já estarão na cidade Invicta para ultimar o acordo que os vinculará ao F.C Porto. Aparentemente e ao que tudo indica, serão duas "caras novas" a ser apresentadas no próximo Domingo, no estádio do Dragão.

Mas o capítulo das indefinições no plantel dos "azuis-e-brancos" não fica por aqui.

Bruno Alves estará de saída (um desejo já expresso publicamente pelo próprio e pelo seu pai, Washington Alves, tendo apenas como principal objectivo "engordar" a sua conta bancária), Raul Meireles perdeu "espaço" no plantel Portista (tendo em conta a inclusão de João Moutinho no lote dos novos Dragões) e Fucile tem vários clubes interessados nos seus serviços.

Obviamente que nem refiro aqui as saídas quer de Tomas Costa (com vários clubes Franceses interessados) e de Stepanov, porque são jogadores que logo de inicio seria previsível a sua cedência a outros clubes.

No entanto e voltando aos casos de B.Alves, Meireles e Fucile, creio que dos três o jogador mais complicado de substituir será aparentemente B.Alves.

Bruno Alves mais do que um defesa era uma voz de comando no eixo-defensivo e, no meu ponto-de-vista, o F.C Porto precisará de fazer uma investida forte no mercado para arranjar um central com essas características em particular.

No plantel temos três excelentes centrais, com particular destaque para Maicon que é um jogador excepcional e que, a meu ver, terá a titularidade mais do que assegurada neste novo F.C Porto, mas nenhum dos referidos jogadores aparenta ter (pelo menos para já) o espírito de liderança necessário para comandar toda uma linha defensiva.

Ainda no que toca ao capítulo das hipotéticas saídas, gostaria de realçar aqui o comportamento e as declarações de Jorge Fucile. Ao contrário de B.Alves e R.Meireles, Fucile manifestou um profissionalismo, gratidão e uma prudência dignas de um grande profissional. Já os restantes elementos (com particular destaque para Bruno Alves), mostram que de Portistas têm pouco e apenas procuram melhorar as suas condições salariais - como se já estivessem a ganhar uma ninharia, coitados!

Pouco lhes importa que o clube destino jogue na Liga do Uzbequistão, da Rússia, ou da Ucrânia. Ao fim e ao cabo anda tudo atrás do mesmo - do dinheiro.

Uma última palavra para Farías que foi um profissional exemplar no F.C Porto. Foi um jogador que no F.C Porto valeu golos e pontos e, ainda que por diversas vezes tenha sido envolvido em "pacotes negociais" com outros clubes, nunca virou a cara à luta e respondeu sempre com tentos.

Um grande "obrigado" a Ernesto "El-Tecla" Farías!

Sem comentários: