segunda-feira, 19 de julho de 2010

Jornalismo provinciano...


Há determinadas capas de diários desportivos que por muito que sejam criticadas, jamais mudarão. Sem questionar a justeza e o brilhantismo com que SL Benfica e Sporting C.P venceram os seus adversários (uma vez que não tive oportunidade de assistir a nenhum dos referidos jogos), acho que o título deste pasquim é no mínimo escusado. Melhor dizendo, para que existisse alguma "imparcialidade" deste "jornal de segunda", o título mais adequado seria "Águias, Leões e Dragões já batem adversários difíceis".

No entanto e como vem sendo habitual, a "alergia" deste jornal ao "azul e branco" (e de agora em diante também ao "amarelo e preto"), remeteu para segundo, terceiro ou quiçá quarto plano a vitória do F.C Porto em sua casa diante do "modesto" Ajax. Afinal de contas estavamos a falar de um "pequeno" clube dos arredores de Amsterdão que "apenas" foi campeão Europeu por quatro vezes na sua história (coisa pouca quando comparada com o invejável palmarés internacional quer do Lyon, quer do Vitória de Guimarães).

Na minha modesta opinião, o F.C Porto até nem fez um grande jogo (como já tive oportunidade de referir anteriormente). Fez uma boa primeira-parte e uma segunda-parte algo intermitente, fruto de alguma fadiga acumulada, da ausência de alguns internacionais e da natural adaptação dos novos jogadores (e inclusive dos mais "antigos") aos novos métodos de André Villas-Boas. No entanto, não deixou de ser uma vitória assinalável no regresso do F.C Porto a sua "casa".

Mais uma vez o jornal Record não disfarça nem por um único instante o seu "anti-portismo", reservando sempre o canto superior esquerdo para dar conta dos resultados do F.C Porto (conjuntamente com os resultados das selecções de sub-19 e notícias de menor impacto no panorama do futebol nacional).
O jornal Record, a cada dia que passa, cada vez mais se assemelha à mais habitual comunicação social regional, tendo como o exemplo pasquins como o "Jornal da Madeira", onde apenas os clubes insulares fazem manchetes na secção desportiva.

Isto não é jornalismo!

Sem comentários: