quinta-feira, 29 de abril de 2010

O F.C Porto que não se ponha a jeito....




...porque quem vai apitar é "Olarápio" Benquerença!

Num jogo em que, como sempre, se espera muita emoção à flor da pele, muita disputa e alguns casos, creio que a Liga não poderia ter tido "melhor" escolha.

Há precisamente uma semana estive em tentado a escrever aqui um post relativamente à "magnífica" prestação daquele que é considerado como sendo o "melhor árbitro Português da actualidade", no célebre jogo Inter de Milão - Barcelona.

Nenhum dos referidos clubes, afectivamente, me diz absolutamente nada, no entanto por tão escandaloso e vergonhoso que foi, estive em vias de opinar aqui sobre a prestação de Olegário na citada partida.

Nessa partida (que dignificou o futebol, mas não a arbitragem), houve um claro prejudicado e como em qualquer situação semelhante, um beneficiado, pois claro.

Os "mind-games" de Mourinho, mas acima de tudo os elogios forçados a Olegário antes do jogo da primeira-mão, levavam a crer que iriamos assistir a uma partida com um ligeiro "empurrão" ao clube orientado pelo "Special One". Assim foi e o Inter saiu vencedor por 3-1.

Nos dias que se seguiram, Olegário foi naturalmente vítima de um autêntico "enxovalho" pelos media Espanhóis que, com toda a razão, contestaram a sua actuação à boa moda Portuguesa. Diziam eles que Olegário e Mourinho até eram amigos.

Seja como for, depois do "enxovalho" a Olegário e à arbitragem Portuguesa, creio que foi de muito mau gosto nomear um árbitro com estes antecedentes para um jogo deste nível. Afinal de contas estamos a falar de um F.C Porto - SL Benfica que, como toda a gente sabe, para lá de toda a competitividade que gira à sua volta, é um jogo que se estende um pouco a um duelo Norte-Sul, inevitávelmente.

Espero sinceramente que o jogo não tenha casos e, acima de tudo, que as pessoas presentes dentro e fora do recinto se comportem de forma civilizada. É claro que o papel do árbitro assume uma enorme preponderância no que ao comportamento dos adeptos diz respeito, já que uma ou outra decisão mais polémica pode gerar reacções intempestivas na bancada.

Há uma plena consciência que o critério de escolha dos árbitros em Portugal está limitado, em função da falta de qualidade e competência dos mesmos. No entanto para proteger a imagem de um árbitro que até vai ao Mundial 2010 (na África do Sul), julgo que a escolha deveria passar por outro juiz de partida.

Sem comentários: