terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

F.C Porto contrata jovem prodígio Ganês


O F.C Porto formalizou ontem a aquisição de um jovem lateral-esquerdo Ganês, de seu nome David Addy. Para muitos (entre os quais me incluo) não passa de um ilustre desconhecido, mas as referências que lhe são feitas e o seu histórico (ou palmarés, como lhe queiramos chamar) faz-nos acreditar que podemos estar na presença de um novo caso "Cissokho".

O jogador é proveniente do futebol Nórdico, designadamente do Randers (da Dinamarca). Foi neste clube modesto onde Addy jogou nos últimos tempos e as suas exibições tiveram reflexo na convocatória para o Mundial de sub-20 (no qual o Ghana saiu vencedor).

Nesta competição, onde os Africanos derrotaram na final o Brasil, David Addy foi titular indiscutível e revelou-se uma unidade basilar de toda a estrutura de equipa.

Os seus 19 anos podem inspirar alguma imaturidade, mas não o impediram de ter sido considerado em 2008 o "jogador do ano" do seu país natal.

Confesso que não me recordo deste jogador em particular, já que das partidas que assisti do referido mundial de sub-20, apenas me recordo de jogadores como Alan Kardec, Alex Teixeira, Douglas Costa, ou até Andre Ayew (colega de equipa do mais recente reforço Portista). Apesar de não me recordar em particular do jogador que, repito, foi titular em todas as partidas da Competição, não me passou despercebida a solidez defensiva desta equipa Ganesa que conseguiu travar o "ginga" dos Brasileiros (até então, claramente favoritos).

Independentemente da adaptação do jogador ao clube (que iremos ver se corre dentro dos propósitos), penso que o F.C Porto deu um passo certo para colmatar uma lacuna que tinha sido logo identificada no princípio da época (e foi aqui por mim referida inúmeras vezes).

O F.C Porto no início da temporada contratou Álvaro Pereira que, por sua vez, entrou "de caras" no "onze". Foi efectivamente uma grande contratação e que, a meu ver, em nada fica a dever a Cissokho (que na altura viajára para França). No entanto, Álvaro Pereira passaria a ser o único lateral-esquerdo de raíz no plantel e, acima de tudo, um dos poucos "canhotos" à disposição para cumprir esta posição tão importante no terreno. Ainda na Choupana Álvaro volta a fazer um grande jogo, mas o calendário tende a apertar e, naturalmente, que o jogador poderá acusar algum cansaço.

Nesse pressuposto e fazendo talvez um pouco de futurologia, eu direi que esta jovem "esperança" Ganesa terá estreia marcada para o jogo da Taça da Liga diante da Académica (na próxima terça-feira, salvo erro). Doutra forma, Álvaro cumpriria quatro jogos consecutivos a titular num espaço temporal de onze dias. Seria desgastante, no mínimo.

Ao confirmar-se a sua estreia nessa partida, digamos que as semelhanças com Cissokho se acentuarão ainda mais. Isto porque toda a gente sabe que na época passada Cissokho se estreou com a camisola do F.C Porto num jogo com a Académica, precisamente para a Taça da Liga. Esta última observação poderá não passar de uma mera coincidência, mas quem acreditar nestas particularidades, poderá já antecipar um novo "Cissokho" no Dragão. O tempo o dirá...

Em todo o caso e independentemente daquele que irá ser o futuro deste jovem jogador no F.C Porto, acho que já de há muito que os clubes Portugueses deviam explorar o mercado Africano que, como se sabe, está cheio de talento que procura oportunidade. David Addy, como se sabe, jogava na Dinamarca mas não é apenas a este caso particular que me refiro. Hoje em dia, quando assistimos aos jogos da CAN vemos equipas como o Egipto, Ghana e até Angola altamente competitivas e com jogadores de extrema qualidade. Ao contrário do mercado Argentino e Brasileiro, cujos valores praticados vêm sendo cada vez maiores, o mercado Africano ainda permite que jogadores talentosos sejam vendidos aos clubes a "preço de saldo". Espero acima de tudo que esta contratação seja um índicio de que agora em diante o mercado Africano irá estar sobre observação do F.C Porto, isto no que à captação de talentos diz respeito.

Um último àparte que marca o dia de fecho das janela de transferências, prende-se com o regresso de Ernesto Farías à "base". Jesualdo vai ter um duro trabalho pela frente. Como já adiantei ontem, o jogador (justificadamente) virá com o sentimento de que à primeira oportunidade será encaminhado em algum "pacote negocial" que agrade ao F.C Porto.

O jogador, por muito que goste do F.C Porto (e pelas suas palavras, nota-se que estava muitissimo bem no clube), irá regressar com o "astral" em baixo e, a meu ver, tal deveu-se essencialmente ao "amadorismo" e falta de ponderação com que a SAD lidou com este processo negocial.

Imaginemos agora que Farías volta como dantes e marca mais oito ou dez golos nesta segunda-volta do campeonato. Como ficará a SAD no meio disto tudo?

Efectivamente se este cenário se verificasse, seria incompetência ao quadrado.


Boa sorte Addy e Farías.

Sem comentários: