domingo, 28 de fevereiro de 2010

Faça-se uma vigília para correr com Jesualdo...


Ponto prévio. O F.C Porto perdeu e muito bem esta partida. Direi mesmo que não houve F.C Porto.

Os primeiros minutos neste jogo de Alvalade mostraram-nos um Sporting com mais atitude e com uma vontade de "vingar" a goleada que sofreu no Dragão bem recentemente, ao passo que o F.C Porto entrou com alguma sobranceria e essencialmente com uma extrema falta de "ideias".

Toda a equipa esteve mal, mas no desenrolar da primeira-parte era mais que óbvio que o Raul Meireles, Tomas Costa e Mariano nem deveriam ter começado o jogo. Tenho pena é que o "professor" Jesualdo apenas avançe para reajustes tácticos quando o jogo já está perdido. Tirar Raul Meireles para meter Belluschi faz todo o sentido. Jesualdo fez-lo, mas tardiamente. Aos 30 minutos já estava mais que visto que alguma coisa precisava de mudar no F.C Porto. Com o resultado em 2-0 ao intervalo, é óbvio que pouco ou nada poderia ser feito para remediar a situação.

Com esta derrota (que, mais uma vez, refira-se que foi justíssima), o F.C Porto desiste "oficialmente" da corrida pelo título. O mal desta equipa está longe de ser a falta de capacidade (longe disso) e passa apenas pela inconstância exibicional de um jogo para o outro.

Observe-se os últimos jogos do F.C Porto. Primeiro vence a Naval por uns inequívocos 3-0, depois empata em Matosinhos (independentemente do facto da arbitragem ter sido escandalosa), de seguida goleia o S.C Braga por 5-1 e, agora, sofre esta derrota por 3-0 com o Sporting.

Já desde o ano passado (mesmo apesar de todos os êxitos), pairou no ar a sensação que Jesualdo já estaria há tempo a mais no F.C Porto. Ano após ano, sob o comando de Jesualdo, não tem havido mudança de ideias. O princípio de jogo e modelo são sempre os mesmos, sendo certo que volta e meia o "professor" varia para a táctica dos "três tristes trincos". Convém lembrar que o F.C Porto está em quatro frentes e temo que com esta derrota, mas acima de tudo que com esta exibição, o "receio" de Jesualdo se faça notar nos jogos de maior importância (subentenda-se Arsenal, por exemplo) e que este volte a adoptar a estratégia de meios-campos ultra-defensivos.

Sinceramente, com esta derrota já terá sido dado o tónico para que Jesualdo renuncie ao F.C Porto de agora em diante. O seu tempo ao comando desta equipa já terminou.

Já agora e sem qualquer tipo de mau perder, destaco com nota positiva o empenho e "luta" (o termo correcto é mesmo este) com que jogadores como Miguel Veloso se bateram para recuperar o 4º lugar. Tivesse este jogo tido outro "juíz" e muito provavelmente ao fim dos primeiros 15 minutos, Veloso já estaria na excluído do jogo. A arbitragem esteve ao nível da exibição do F.C Porto e, como tal, dados o resultado com que terminou este jogo, não vale a pena avançar para quaisquer críticas.


2 comentários:

Serafim Leite disse...

Primeiro parabéns ao Sporting foi um justo vencedor, depois o Porto não perdeu por causa do Arbitro ou por golos anulados, é caso para dizer que pena porque assim era uma boa desculpa...

Segundo o porto andou a semana toda a preparar o jogo ao contrario do Sporting e vê-se o treinador dizer que estão cansados então os do Sporting como estão?

Por ultimo a está hora 2h após o final da partida estou a tentar perceber as substituições do Jesualdo, sei que falta o Hulk, mas o porto são apenas 12 jogadores? onde estava o Farias o Orlando Sá...

Moreir4 disse...

O Farías e o Orlando Sá estão lesionados, tal como o Fernando.
Aliás, a par de Hulk e Sapunaru à partida eram estes os únicos impedimentos.
Ontem o F.C Porto não perdeu por culpa da arbitragem. Perdeu e bem porque esteve "ausente" de Alvalade.
Acredito que haja cansaço dos jogadores (porque aparentemente esta foi a única semana em 2010 que a equipa não teve um jogo a meio da semana), mas isso não pode nem deve servir de desculpa para a incompetência do treinador. De notar que esta foi praticamente a mesma equipa que ganhou ao Sporting para a Taça, apenas com pequenas nuances. Primeiro entrou B.Alves para o lugar que foi ocupado no jogo da Taça por Maicon, depois entrou Tomas Costa para o lugar de Fernando e depois entrou Meireles para o lugar de Belluschi. Sinceramente como eu acho que B.Alves, Meireles e Tomas Costa não são propriamente uns "incapazes", mais estranheza me causa esta derrota. Mas enfim...para o ano temos cá outro treinador, isso já é um dado positivo.