terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cilindrados!


Noite mágica no estádio do Dragão. O F.C Porto deu uma "bofetada de luva branca" em toda a crítica e sobretudo nos responsáveis da Liga que julgam que ao aplicar meras suspensões preventivas nos retiram força ao plantel. Efectivamente o que nos faltar em jogadores, sobra-nos em alma!

O resultado foi por demais esclarecedor. Vira aos 3 e acaba aos 5. Pelo meio tivemos jogadas de levantar o estádio e os já habituais "olés".

Terminada a partida (com o resultado final de 5-2 para o F.C Porto), a tarefa mais difícil passa por eleger o melhor em campo.

Pelos golos marcados, eu direi que a tendência natural seria eleger Radamel Falcao. No entanto houve muitos pontos de interesse e de espectáculo nesta partida. Desde a "traição" de Varela ao seu ex-clube (com um golo que autenticamente trucidou os "rins" de Grimi), passando pela dupla dos "baixinhos" Ruben e Belluschi no meio-campo que, efectivamente, colocaram Veloso, Moutinho e companhia com a "cabeça em água".

Desde que o F.C Porto apostou neste "novo" meio-campo, onde estes dois "artistas" (Ruben e Belluschi) são figuras de "cartaz", o futebol produzido tem sido excelente. É efectivamente um gosto ver a forma primorosa como em tão curto espaço estes dois jogadores conseguem tabelar, abrir espaços na defensiva contrária e, assim, criar sucessivas oportunidades de golo.
Por outro lado e para lá dos destaques que já foram feitos, seria de todo injusto esquecer-me de Mariano. Definitivamente este Mariano González é um caso especial. Eu direi que encarna na perfeição aquilo que revela as faces do "génio". Tão depressa é capaz de fazer uma jogada brilhante (e a exemplo veja-se o golaço que ele hoje marcou...provavelmente o melhor golo da noite), como depois falha jogadas que aparentam ser do mais básico que existe. Nada justifica estes "altos e baixos", a não ser que se passe algo do foro psicológico com o jogador. Mariano González é efectivamente um "case study", sabendo-se de antemão que estes "altos e baixos" têm sido o tónico para o manter no plantel, inclusive como 4º capitão de equipa.

Por fim e no que refere ainda aos destaques individuais, resta-me falar de Maicon. Toda a imprensa fez uma espécie de "drama" pelo facto de Bruno Alves não jogar. Dizia-se que o F.C Porto poderia ter bastantes dificuldades, dada a importância que esta unidade basilar tem na equipa, mas certo é que Maicon chegou e sobrou para as "encomendas". Sempre muito sereno, disfarçou bem os seus 20 anos e provou mais uma vez todas as credenciais que o apontam como sucessor de Pepe. Rápido sobre a bola e com um sentido posicional fabuloso, este jogador não deu um "milímetro" à dianteira Leonina.

O F.C Porto está assim nas meias-finais da Taça de Portugal, de forma justa e inequívoca, conseguindo desta feita dar seguimento aos contundentes 4-0 com que foram vencer à Choupana. Nem mesmo a validação da antecipação da partida para benefício do Sporting foi suficiente para nos tombar, nem mesmo os castigos e a polémica dos túneis são suficientes para nos tombar. Para quem conhece bem o F.C Porto, sabe que toda esta polémica é como que "gasolina" para este F.C Porto. Hoje foi definitivamente um jogo de "raiva" (e isso notou-se em toda a equipa), para com todo o descrédito em que caiu o futebol Português. Naturalmente, o Sporting CP, pagou as "favas". Nada que não lhes custe, afinal de contas não faz muito tempo que aplaudiram Ruben Micael de pé no estádio de Alvalade. Honra seja feita ao seu desportivismo.


P.S Ao que consta, Carlos Queiroz esteve nas bancadas do Dragão. Espero, desta feita, que tenha deitado particular atenção às exibições de Varela e Ruben Micael. Com jogadores deste calibre, a nossa selecção pode perfeitamente largar a necessidade de naturalizar Brasileiros. É que efectivamente só não vê quem não quer que Ruben Micael é o melhor nº10 Português da actualidade. Já Varela a jogar assim, promete concorrência apertada aos extremos da nossa selecção.

6 comentários:

Serafim Leite disse...

sonhador sonhador, mas ao menos a sonhar, tenho o amor tenho amor que não tenho acordar sonhador sonhador não me importa ser chamado tenho amor tenho amor que já ao tenho acordado...

BIS BIS!!!!!

Moreir4 disse...

Já que estamos numa de cantigas:


Venham mais cinco, duma assentada que eu pago já
Do branco ou tinto, se o velho estica eu fico por cá
Se tem má pinta, dá-lhe um apito e põe-no a andar
De espada à cinta, já crê que é rei d’aquém e além-mar


(...)


by Zeca Afonso

Serafim Leite disse...

Quanto ao jogo tenho a dizer que o Sporting não apareceu e realmente o FC Porto jogou bem agora falta saber se foi tudo mérito ou também algum demérito do adversário.

Quanto ao Sporting sinceramente quando um famoso comentador diz que devia-se poupar jogadores para Jogar contra o Benfica está tudo dito... o campeonato deles são dois jogos o resto é fazer o frete...

Serafim Leite disse...

Esqueci-me todos passam a vida a dizer que a taça da liga não importa para nada e não tem credibilidade agora segundo eles é uma taça muito importante... enfim...

Moreir4 disse...

Lol.
O pa eles hoje nao se pouparam. Aliás nem o Porto se poupou. O Porto sim podia aparentemente entrar em campo limitado já que não contava com Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Rodriguez e Hulk. São 5 dos titulares indiscutíveis. Já o Sporting jogou na máxima força.
Secalhar os jogadores do Sporting julgavam que o jogo era amanhã. Ou então esqueceram-se de avisar o Patricio que este podia usar as mãos dentro da área... :D

Imagino como estará o Miguel Salema Garção que no sorteio disse: "O F.C Porto vai valorizar a nossa vitória"....lol

Moreir4 disse...

Voces agora até vão ter sorte pra Taça da Liga. O Sporting hoje ficou completamente K.O, o Grimi vai andar a meter gelo o resto da semana e, depois de ter já dito adeus ao campeonato, vão actuar algo desmoralizados para a Taça da Liga. Penso eu de que...