sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Desnorte...


Segundo notícia do jornal Record (fonte: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=468402), o SL Benfica solicitou 2500 bilhetes para a deslocação ao Estádio do Dragão no próximo dia 7 de Novembro. Teóricamente esta seria uma notícia vulgar que nem mereceria à partida qualquer destaque em particular, no entanto e no seguimento do apelo (em carta, inclusive!) feito pelo sr.Luis Filipe Vieira para os seus adeptos/sócios não comparecerem aos jogos fora de casa, a notícia torna-se no mínimo...contraditória.

A ser verdade (e não há, até ao momento, nada que o desminta), creio que o sr.Luis Filipe Vieira deverá seguir os conselhos do "jovem" André Villas-Boas e "olhar para os seus botões" antes de atribuír rótulo de "rídiculo" a quem quer que seja.
Nunca me acreditei que esta medida fosse avante, assim como o hipotético abandono da Taça da Liga (aliás, Taça essa que ficou marcada por uma final de há duas épocas no mínimo...controversa). A aplicação destas medidas "fólcloricamente" anunciadas em comunicado iria trazer prejuízo no imediato ao clube e, naturalmente que o clube não quereria incorrer nesse tipo de prejuízo.

A propósito do "clássico" que se disputa daqui a sensivelmente meio mês, tenho lido bastantes notícias sobre a possível desistência ou não comparência da equipa da Luz na eventualidade de serem vítimas de qualquer tipo de acto de violência. Tenho desde já a dizer que sou contra todo e qualquer acto de violência seja contra que equipa for, no entanto esta tomada de posição do SL Benfica é um tanto ou quanto rídicula.

Pedir ajuda ao Ministério da Administração Interna não me parece mal, mas a suposta "ameaça" de não comparecer em jogo torna-se patética, partindo do pressuposto que alguns adeptos do clube em questão já foram protagonistas de actos tão ou mais violentos que os apedrejamentos e/ou lançamentos de bolas de golfe (que eu, volto a referir, sou totalmente contra).

Para recordar, no histórico dos confrontos SL Benfica - F.C Porto e SL Benfica - Sporting, já assistimos a um autocarro de adeptos do F.C Porto incendiado, já assistimos a um lamentável episódio onde Filipe Santos (hoquista do F.C Porto) ficou em coma após ser agredido por um adepto do SL Benfica, já assistimos a um apedrejamento ao carro do sr.Pinto da Costa (na época passada, quando este se dirigia com a restante comitiva para assistir a um jogo com o Estoril, a contar para a Taça da Liga), já assistimos a um indivíduo saltar para dentro das quatro linhas e "esganar" um fiscal-de-linha, já assistimos à lamentável morte de um adepto Sportinguista numa final da Taça por lançamento de um very-light e, por exemplo, já assistimos a um arremesso de pedras por parte de alguns adeptos do SL Benfica, num jogo de júniores que colocava frente a frente os rivais da segunda-circular.

Ora, quero com isto dizer que apesar dos adeptos do F.C Porto também se excederem e protagonizarem situações lamentáveis para quem gosta de futebol, os adeptos do clube que se diz lesado não são propriamente "virgens ofendidas". Partindo deste pressuposto e tendo em conta a notícia supracitada (referente aos 2500 bilhetes solicitados para o "clássico" que se aproxima), corroboro na totalidade com as recentes declarações de André Villas-Boas em resposta à acusação de Luis Filipe Vieira.

Aliás (e isto é regra geral), como é que é possível desanuviar o ambiente hóstil em determinados confrontos do futebol português, quando dirigentes de clubes (e não só!) atiram cada vez mais "achas para a fogueira"?

P.S Quando referi no último parágrafo o "não só", referia-me entre declarações mais a quente de treinadores e jogadores (de todos os clubes), às declarações de indivíduos com uma certa responsabilidade (no caso em particular, advogado e apresentador de um programa da grelha do canal Benfica TV) que manifestamente e sem reservas incitam à violência. Estes são os típicos indivíduos que "atiram a pedra e escondem a mão" e que me levam (não só a mim, como a quem está minimamente atento à realidade do futebol português) a caracterizar de rídiculo o comunicado e as constantes "ameaças" do SL Benfica que vêm sendo lançadas já na antecâmara do "clássico" de dia 7 de Novembro.

O link do vídeo abaixo colocado comprova-o, sobretudo a partir do minuto 10:20. Ver para crer:
- http://www.youtube.com/watch?v=V3AGHkkaNN8
Ainda estão 6 pontos em disputa antes do referido jogo (entre F.C Porto e SL Benfica) e eu espero, sinceramente, que o "clássico" decorra com naturalidade e sem qualquer tipo de actos de violência. Naturalmente que as declarações de dirigentes e as acusações mútuas em nada contribuem para desanuviar um ambiente que se vem tornando cada vez mais incomportável quando os dois "rivais" se encontram.

Sem comentários: