quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um bom treino para o que aí vem...


Numa competição que o F.C Porto e a grande parte dos clubes colocou em segundo plano, os "Dragões" venceram o Beira-Mar por esclarecedores 3-0. Mais do que o resultado, foi importante ver o entrosamento entre titulares e habituais suplentes. A primeira parte do F.C Porto foi extraordinária, com toda a equipa em bom plano.

A equipa, sempre muito sólida do ponto-de-vista defensivo, foi extremamente rematadora, pelo que os 3-0 com que partiram para o intervalo justificava-se plenamente.

Do ponto-de-vista individual eu destacaria Rafa, Walter, Otamendi e James Rodriguez.

Tinham sido levantadas muitas dúvidas quanto à competência de Rafa enquanto alternativa a Álvaro e eis que o lateral Português realizou um jogo irrepreensível (tendo o seu grande golo sido a "cereja no topo do bolo"). Em relação a Walter, tem respondido às suas oportunidades com golos. Hoje, na sequência de uma "bomba" de Hulk, Walter demonstrou instinto goleador e inaugurou o marcador. Do ponto-de-vista exibicional foi regular até ao final do jogo e terá, aparentemente, ganho o crédito de Villas-Boas para os próximos jogos (que, infelizmente, não contarão com a presença de Radamel Falcao).

Em relação a Otamendi é mais do mesmo. Um central de topo. É um jogador que a cada jogo que passa se assume como verdadeiro líder da defesa e cujas falhas por jogo são praticamente inexistentes.

Por fim e não menos importante, destacaria o grandíssimo jogador que é James Rodriguez. O míudo Colombiano tem um pé esquerdo absolutamente intratável, tem drible e acima de tudo não tem medo de partir para cima de qualquer adversário. Grande exibição do compatriota de Falcao e Freddy Guarín.

Ainda em relação aos destaques da equipa, notas muito positivas para a habitual regularidade exibicional de Moutinho, para a subida de forma de Fernando e para a excelente entrada em jogo de Ruben Micael (cuja boa forma parece estar a voltar). Por outro lado, Souza esteve algo apagado até ao momento em que recuou para o seu habitat natural. Assim que assumiu a posição de Fernando, Souza começou a aparecer em jogo e terminou a partida com nota positiva.

Um último destaque para Hélton (não pelo que jogou, porque felizmente teve pouco "trabalho"), mas pela atitude digna de um verdadeiro "capitão". A dado momento do jogo, num pontapé-de-baliza da equipa Aveirense, foram arremessados objectos ao guarda-redes do Beira-Mar (atitude essa que, seja de que clube for, é condenável) e Hélton dirigiu-se à baliza do seu colega de profissão para pedir calma aos adeptos Portistas.

Sem comentários: