sábado, 27 de novembro de 2010

Soube a pouco...


Olhando para os dados estatísticos (designadamente tendo em conta o factor "casa" e o número de jogadores com que cada uma das equipas terminou o jogo), o 1-1 até poderia ser considerado um resultado aceitável. Mas para quem viu o jogo, sobretudo para quem for Portista, fica a clara sensação que um pouco mais de atitude na primeira-parte teria sido meio caminho andado para uma vitória expressiva.

O Sporting C.P até entrou pressionante, com jogadores como João Pereira, Maniche, Pedro Mendes, Liedson e Postiga que jogaram nos "limites". Mas efectivamente sempre que o F.C Porto tinha a bola em sua posse, o jogo pausava, serenava e ficava à mercê de uma investida pela certa. Foi isso que se viu na primeira-parte quando, por exemplo, Radamel Falcao falha uma chance clara de golo na "cara" de Rui Patrício.

O problema é que a esse futebol criterioso e pausado, faltou atitude. Aliás, o verdadeiro F.C Porto "à Porto" viu-se na segunda-parte (sobretudo até à expulsão de Maicon).

Depois de Valdés, ainda na primeira-parte, ter feito um golo absolutamente fortuito (numa jogada que resultou de uma reposição de bola do guarda-redes...e ainda para mais em fora-de-jogo), Radamel Falcao reestabeleceu o empate com que o jogo viria a terminar, concluíndo com êxito uma jogada brilhantemente construída por Moutinho e Hulk.

Depois do empate do F.C Porto e pela forma pressionante como a equipa apareceu na segunda-parte, confesso que esperei que o F.C Porto confirmasse a "remontada". Mas enganei-me. Jorge Sousa fez "vista grossa" a uma agressão de Maniche a João Moutinho, mas não a fez quando Maicon "atropelou" Liedson.

Não discuto sequer se a expulsão de Maicon é justa (sim, porque o central Brasileiro foi displicente e com isso prejudicou a equipa), mas lamento a dualidade de critérios do senhor do apito.

Por outro lado e para a "festa" ficar completa, André Villas-Boas foi expulso do jogo, em mais um lance onde o sr.Jorge Sousa, que tanto gosta de se fazer mostrar, foi excessivamente disciplinador (mas sempre para o mesmo lado, refira-se).

Após a expulsão de Maicon o F.C Porto compactou o meio-campo e serenou toda a sua estrutura com a boa entrada de Otamendi.

Mesmo com 10 unidades esperava mais do F.C Porto, sobretudo tendo em conta que este mesmo F.C Porto foi capaz de marcar três golos em solo Turco (diante do Besiktas) com menos unidades em campo.

Em suma, o F.C Porto segue invicto no seu percurso e do ponto-de-vista individual, registaria as boas exibições dos laterais (Rafa e Sapunaru), assim como o bom jogo do ponta-de-lança Falcao.

Sem comentários: