quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Assim dá gosto...


É preciso rodar a fita muito atrás para encontrar uma selecção nacional (cada vez mais Portuguesa na íntegra) a jogar tão bem quanto a actual.

Paulo Bento, contra todas as expectativas, tem obtido resultados brilhantes e tudo fruto de um trabalho que assenta no critério da "não-invenção". Hoje foi o culminar de um arranque fantástico de Paulo Bento ao serviço da selecção. Ainda que o jogo de hoje, diante da Espanha, tenha sido de carácter meramente amigável, a verdade é que a selecção Portuguesa não relaxou, jogou em "alta rotação" e goleou a actual campeã do Mundo por uns "escassos" 4-0.

Antes de mais, considero-os escassos na medida em que a par de mais uma mão-cheia de oportunidades por concretizar, C.Ronaldo fez um golo de antologia que o árbitro do encontro fez questão de invalidar. Os 5-0 seriam, desta feita, o resultado com que na prática terminaria o encontro face ao que se passou dentro das quatro-linhas.

Mas mais do que qualquer golo eu realço a postura da equipa. Neste momento eu olho para a selecção e vejo uma equipa organizada, sem recurso aquela que foi em tempos a habitual "batalha de egos". Vemos um Ronaldo motivadíssimo e a jogar como nunca, vemos um Nani em excelente forma e, por exemplo, um Postiga "renascido" - quem diria!

Para lá de todos estes destaques é absolutamente notável a forma actual de jogadores como João Moutinho. Esteve em dois dos quatro-golos e foi o nosso Iniesta de serviço. Uma verdadeira "formiga" naquele meio-campo que imprimiu uma intensidade de jogo elevadíssima!

É óbvio que a selecção Espanhola, em alguns momentos, não abordou o jogo com total seriedade mas que isso não sirva para tirar mérito a uma selecção Portuguesa que vem cimentando um estilo de jogo e um modelo táctico a cada partida que realiza.
É caso para dizer que se porventura Gilberto Madail tivesse tido sucesso naquela "operação Mourinho", provavelmente os resultados práticos não teriam tido esta proporção. Com um treinador mais barato e vindo do desemprego, os resultados estão a ser manifestamente satisfatórios.
Portugal está de parabéns!

Sem comentários: