quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jesualdo Ferreira: «Queremos ganhar uma prova europeia»


Tendo de orientar por mais duas épocas um grupo que atingiu o tetra, Jesualdo Ferreira, de 63 anos, já encontrou mecanismos para elevar a fasquia da ambição. "O clube que eu treino é o FC Porto, que não tem nada para ganhar do ponto de vista da novidade. Por isso, sinto que o sucesso internacional é algo que os adeptos querem. Aliás, mesmo eu, o que consegui ganhar no FC Porto, para além da normalidade, foi passar aos quartos-de-final da Champions. Devemos procurar objetivos e estão interligados, dado que sem o campeonato não podemos estar na Liga dos Campeões. No entanto, ganhar uma prova europeia é uma meta que pretendemos atingir. Temos demonstrado que podemos competir com clubes de maiores recursos e acredito que para o FC Porto voltar a ganhar a Champions demore menos tempo do que entre 1987 e 2004", proclamou o técnico em entrevista à Antena 1.

De resto, a eliminação contra o Manchester United foi uma espinha que ficou atravessada na garganta do professor. "Depois de ver a maneira como eles jogaram a final, achei mesmo que não era justo o FC Porto não estar em Roma, sobretudo tendo sido eliminado por aquela equipa. Falei com os meus jogadores após a final e eles também acharam que o Manchester United não merecia lá estar", revelou.

Uma das explicações para os dragões terem ficado pelos quartos-de-final na Champions residiu no mau desempenho de Hulk. "O abanar dele era claro e evidente. O que não aconteceu com o Fernando. Essa baixa teve a ver com toda a envolvência em torno do jogador. Temi pelo que podia acontecer e não fiquei surpreendido. O Fernando não tinha nada na cabeça para além das funções táticas", concluiu.


in Record



Depois de uma carreira com ausência de títulos até entrar no F.C Porto, Jesualdo Ferreira começa a sentir a dificuldade de qualquer treinador que tudo ganha, ou seja, manter a equipa motivada e traçar novos objectivos.

Tendo garantido ao longo dos últimos 20 anos uma hegemonia total no futebol Português e com cerca de 6 titulos Internacionais intercalados, o F.C Porto pela voz de Jesualdo manifestou aquele que foi sempre um dos objectivos a que o F.C Porto se propôs (implicita ou explicitamente), voltar a erguer a Liga dos Campeões. Embora seja um feito dificil, este ano esteve relavimamente "perto" (quanto mais não seja a presença na Final). Desta feita, tendo em conta o "amargo de boca" deixado pela (injusta) eliminação perante o Manchester, os jogadores do F.C Porto não só podem como devem perseguir o referido objectivo.

Talvez seja esta a justificação pela qual Jesualdo renovou não só por um mas por dois anos. O próprio tornou público a sua intenção em reeditar 2004, pese embora tudo isto dependa desde logo da forma como o "defeso" vai decorrer (sobretudo ao nível das vendas de jogadores importantes).

Convém referir que apesar do manifesto desejo de vence uma competição Europeia, o F.C Porto não deve descurar de forma alguma a conquista do campeonato, que será sempre o principal objectivo em cada época. Aliás, apenas o sucesso no campeonato garante a presença na "Champions".

Sem comentários: